No domingo (31) foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, conforme instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença, causada por uma bactéria, ataca a pele e os nervos, mas tem cura. Para assistir possíveis munícipes acometidos pela enfermidade, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, oferta um programa voltado à assistência dos diagnosticados.
Pacientes com sensação de formigamento, manchas brancas, avermelhadas ou caroços pela extensão do corpo, e que apresentarem a perda da sensibilidade para calor ou frio, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. As situações citadas são sintomas de Hanseníase exteriorizados pelo organismo. Após consulta, a suspeita será encaminhada ao programa competente, anexo, atualmente, ao Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE), para análise clínica. Se confirmado, o paciente será submetido a tratamento ambulatorial e medicamentoso, por seis meses ou um ano.
Mariana Furtado, enfermeira e responsável pelo setor, comenta não há a necessidade do isolamento e que, até então, Balneário Camboriú apresenta apenas um caso da doença. “Apenas um paciente está sendo tratado e outros cinco, já curados, estão em acompanhamento devido às lesões causadas pela bactéria nos nervos e em outras partes do corpo”, comenta.
Mais informações com Mariana Furtado, no DEVE, pelo telefone (47) 3363-4170.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Thiago Julio (estagiário)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc