01.02.2016 - 14:14h
Médicos que atuam na rede participam de educação continuada
Cerca de 20 médicos ligados à Assistência Médica e Nefrológica (MedServ), empresa vencedora de licitação para atuar em unidades de média complexidade do município, participaram de uma educação continuada nessa semana. O encontro, realizado no auditório do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), tinha por objetivo explanar critérios de intubação orotraqueal e o correto manejo de ventilador mecânico. Um simulador foi utilizado a fim de auxiliar na explicação.
Já no início, o clínico-geral Clício José Dezorzi apontou critérios no qual é indispensável a intubação. Necessidade de sedação ou FiO² maior que 60%, hipoxemia severa e arritmias graves exigem o procedimento. O médico, em seguida, apontou os pontos positivos da Ventilação Não Invasiva (VNI), feita por meio de máscara facial ou nasal. O primeiro ministrante, amparado por estudos científicos realizados pelo australiano Andrew D. Bersten e colaboradores, ainda ressaltou que a carência de intubação e casos de óbitos diminui com o uso da VNI. “A gente tem que repensar. A ideia dessa aula é fazer pensar. Hoje é possível deixar pacientes sem intubação em [Unidade de Terapia Intensiva] UTI e a melhora é evidente. É medicina baseada em evidenciação”, aponta.
Foi reforçado aos médicos presentes, atualmente lotados no Pronto Socorro (PS) do HMRC e na Unidade de Atendimento 24 Horas da Região Sul (PA da Barra), os conceitos, objetivos e parâmetros acerca do assunto. “A ventilação não invasiva é a forma de tratamento com próteses traqueal para instalação de pressão, buscando estabilizar a oxigenação e ventilação”, comenta Bruna Albuquerque Catelano, coordenadora do setor de fisioterapia do hospital.
Por fim, o também clínico-geral Bruno Silva de Souza apresentou as três interfaces de um ventilador mecânico. O encontro é uma solicitação da Administração Técnica do Ruth Cardoso, em parceria com a coordenação do PS, e organizado pelo do Serviço de Educação Continuada da unidade. Em fevereiro, a reunião abordará o infarto agudo do miocárdio.
Mais informações com a enfermeira Lívia Dezevieski de Latorre no HMRC pelo telefone (47) 3169-3700.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto e fotos: Thiago Julio (estagiário)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc