30.01.2016 - 13:00h
Prefeitura oferece alternativas para sair do sedentarismo
Considerado por muitos especialistas como o mal do século XXI, o sedentarismo atinge quase metade dos brasileiros. Não praticar atividades físicas regularmente pode ser responsável a longo prazo por problemas de saúde, como infartos e derrames cerebrais, principais causas de morte no país. Balneário Camboriú oferece aos moradores e visitantes, alternativas saudáveis para sair do sedentarismo.
Deixar de se exercitar gera problemas à saúde. Em curto prazo, cerca dois ou três meses, as pessoas são acometidas por sentimentos de tristeza, ansiedade e preguiça acumulativa, no qual o organismo tende a ficar com gasto de energia. Num período maior de tempo, todos os sintomas citados continuam, e ainda manifestam-se o excesso de peso, o aumento do colesterol e a tendência de desenvolvimento de diabetes, varizes e ansiedade.
Pedro Pinheiro Barbosa, médico clínico-geral da rede, comenta que atividades físicas são de suma importância e reprova picos esporádicos. “É errado jogar futebol, por exemplo, apenas uma vez por semana e passar o resto dela parado. O necessário é que as pessoas façam exercícios regulares”, enfatiza. Uma alimentação adequada, rica em legumes, verduras e frutas, se concilia de forma positiva ao não sedentarismo. “Além das atividades, é preciso reduzir o consumo de comidas processadas ou com muitas calorias”, reforça.
Mais de 30 quilômetros de malha cicloviária em Balneário Camboriú foram implantados nos últimos anos. Os cidadãos ganharam um novo meio de locomoção, que está presente nas principais vias e ruas de acesso da cidade. Além de melhorar a saúde dos indivíduos, a alternativa contribui para diminuir o fluxo de automóveis, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera. A ciclofaixa compartilhada da Avenida Atlântica permite a prática de corrida, bicicleta, patins, skate, kangoo jumps, entre outras atividades até 20km/h. Em conjunto com as estações multifuncionais distribuídas pela orla, que oferecem equipamentos para exercícios específicos e alongamento, e com a Academia do Pontal Norte, formam o Circuito Saúde.
A Academia do Pontal Norte, inaugurada em 2013, também é opção para quem deseja realizar atividades físicas no município. A estrutura conta com mais de 15 aparelhos profissionais de musculação produzidos em aço inoxidável. Gratuita, a academia possui o acompanhamento de quatro profissionais de educação física, além de efetivo administrativo, para garantir a frequência e a evolução física de cada aluno, além do bom uso e segurança do local.
Segundo o professor de Educação Física e instrutor da Academia do Pontal Norte, Charles Silva, a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso. "Além de contribuir para a redução de peso, a prática de exercícios físicos melhora a postura, regula o sono, diminui a ansiedade e o estresse e inibe doenças, pois fortalece o sistema imunológico", salienta Silva.
Qualquer pessoa acima de 15 anos pode se matricular, basta apresentar um documento de identidade e atestado médico comprovando a aptidão física. Posteriormente o interessado deve preencher a ficha de cadastro, realizar a avaliação física e agendar os horários.
A terceira idade possui um programa exclusivo para fomentar a saúde dos indivíduos. O Programa Maturidade Saudável, lançado em 2010, visa promover a prática esportiva a partir da prática de esportes e atividades físicas adaptadas aos cidadãos de terceira idade. Além disso, o programa mantêm núcleos de atividades especiais destinados a hipertensos, diabéticos e deficientes físicos.
Mais informações com a Academia do Pontal Norte, pelo telefone (47) 3268-4509. Para assuntos referentes ao Maturidade Saudável, entrar em contato com a Secretaria da Pessoa Idosa, através do (47) 3363-5156.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Texto: Pedro Henrique Homrich e Thiago Julio (estagiários)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefbc
