Ofícios para escrever, uma reunião atrás da outra, algum estresse, por menor que seja, e, ah, aquele trabalho da faculdade que era para ter sido entregue dias atrás. Situações rotineiras para muitos, sempre embaladas com uma xícara de café aqui e ali. Por mais prazeroso que seja, a ingestão em excesso de cafeína pode trazer complicações ao organismo.
Por afetar diretamente o sistema nervoso e aumentar a atividade cerebral, a ingestão excessiva de café, em curto prazo, ocasiona o aumento da pressão arterial e provoca insônias. Já em longo prazo, pessoas que o consumem de forma exagerada tendem a ter hipertensão e problemas gástricos. Segundo a médica da rede municipal, Ceres Felski, não há uma quantidade indicada a se ingerir por dia. “É relativo! Cada um sabe o que faz mal pra si”, comenta.
Um ponto a se ressaltar é o efeito que esse exagero causa na saúde bucal das pessoas. Além do amarelamento ou escurecimento dos dentes, combinado com açúcar, o consumo pode resultar no surgimento de cáries. Outra combinação perigosa é a com taurina, presente em energéticos. “A mistura de café com outros estimulantes do metabolismo pode causar até derrames”, enfatiza Ceres.
Mais informações com Ceres Felski pelo telefone (47) 3261-6267.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Thiago Julio (estagiário)
Fotos: Pedro Henrique Homrich
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu