Instrumento online auxilia o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCONBC) na resolução de problemas de consumo. O serviço está disponível em todo o território brasileiro, permitindo uma comunicação simples e direta entre prestadores de serviços e seus clientes.
Os consumidores podem registrar as reclamações por meio do site www.consumidor.gov.br, criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON). Para utilizar o serviço, o consumidor deve, primeiramente, verificar se a empresa sobre a qual quer abrir um chamado, consta na lista de integrantes da plataforma.
As empresas se comprometem a receber, analisar e responder o requerimento dentro do prazo de 10 dias. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida. Os registros dos requerimentos alimentam uma base de dados, com informações, índices de resolução e de satisfação dos consumidores.
Segundo o diretor PROCONBC, Rogério Kunzler, o serviço online não substitui a reclamação feita pessoalmente nos Procons e nem é um registro eletrônico prévio das mesmas. "Esta ferramenta possui finalidade de antecipar uma possível solução. Ao registrar o problema pelo site, o consumidor otimiza tempo e muitas vezes não se faz necessário dirigir-se a um Procon para resolver conflitos, permitindo mais agilidade, também por parte das empresas, em resolvê-los", ressalta Kunzler.
Mais informações com o PROCONBC, através do telefone (47) 3366-6144. Para atendimentos pessoais, a sede fica localizada na Rua 2000, nº 856 das 13h as 18h de segunda a sexta-feira.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCONBC)
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefbc