24.01.2016 - 09:00h
Infectologista pontua diferença entre HIV e AIDS
Falar sobre sexo é sempre um dilema. Numa sociedade conservadora, conversar com terceiros sobre a primeira relação sexual, o uso de preservativos e doenças sexualmente transmissíveis pode causar estranhamento. O reflexo disso: a dúvida. Dentre os questionamentos que muitos já devem ter se feito estão, por exemplo, a eficiência da pílula do dia seguinte, o índice de contaminação por via oral, e a existência ou não de diferença entre o HIV e a AIDS. A resposta é sim, neste último caso, e um especialista explica o porquê.
Dois conceitos precisam ser postulados para início de conversa. O HIV é o vírus que ataca as células do sistema imunológico. Já a AIDS, sigla oriunda do termo inglês “Acquired Immune Deficiency Syndrome”, que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é o quadro de enfermidades exteriorizado em decorrência da infecção. “A diferença, então, é que portador de HIV é toda pessoa soropositiva, assintomática, que não apresenta sintomas da AIDS. Em contrapartida, o paciente com AIDS é, obviamente, portador do HIV, mas que manifestou doenças oportunistas. Infecções, cânceres, rebaixamento da imunidade. Depende do caso”, comenta Pablo Sebastian Velho, infectologista da rede municipal de saúde.
O tratamento em ambas as situações é o mesmo: uso regular da terapia antirretroviral – o TARV. A medicação, ainda segundo Velho, inibe o HIV presente na circulação sanguínea, mas não surte o mesmo efeito no vírus que se esconde em lugares como o baço, o cérebro e a próstata. “Nas primeiras consultas já é possível estratificar o estado clínico e, assim, inicia-se o tratamento. Mas, existem, sim, aqueles que não querem se medicar”, pontua. Com o uso do fármaco, portadores do vírus podem viver sem nunca apresentar sintomas da AIDS.
Atualmente, o Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) de Balneário Camboriú conta com 1.851 cadastros ativos de portadores de HIV e 1.161 munícipes são acometidos pela AIDS. Para mudar isso, profissionais do CISS dão orientações e realizam ações de conscientização, bem como são ofertados testes rápidos para detecção de Sífilis, Hepatites B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). As unidades estão localizadas na Rua 2.350, nº 560, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
Mais informações no CTA, pelo telefone (47) 3363-6741, e no CISS, pelo telefone (47) 3360-0309.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto e fotos: Thiago Julio (estagiário)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
