15.01.2016 - 10:21h
Resgate Social divulga balanço de 2015
O Resgate Social é um dos departamentos vinculados a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social que atua diretamente nas formas de auxiliar e dar assistência às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O Resgate social informa um novo recorde no número de atendimentos em 2015. Foram atendidos 2173 homens e 208 mulheres, totalizando 2381 pessoas atendidas. Em dezembro, a Casa de Passagem do Migrante realizou cerca de 300 albergamentos, a maior marca já registrada. Foi constatado que nos últimos dois meses do ano um enorme fluxo de pessoas oriundas de grandes capitais, notadamente Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, sendo que a grande maioria veio em busca de emprego.
Quanto a origem dos atendidos, houve um aumento substancial dos oriundos do Estado de Santa Catarina (31,1%), ficando atrás dos vindos do Paraná (26,5%), seguido pelo Rio Grande do Sul (14,5%), São Paulo (10,4%), Argentina (2,30%), Minas Gerais(2,15%), Bahia(1,76%), Rio de Janeiro (1,55%) e (outros 9,74%). O grande aumento nos atendimentos se deve, mais uma vez, ao elevado número de pessoas que vêm ao município em busca de emprego mas não possuem lugar para ficar, sendo assim encaminhadas à Casa de Passagem do Migrante
O diretor do Departamento de Resgate Social, Paulo Roberto de Souza, enfatiza também que muitos municípios acabaram cortando verbas que auxiliam estas pessoas em situação de rua. “Fomos alertados por serviços sociais que ocorreria um grande fluxo em direção à nossa cidade. Mesmo que estes outros serviços sociais não indiquem o nosso departamento, estas pessoas acabam vindo para cá, já que somos bem referenciados”, explica.
Souza ainda destaca que o departamento trabalha incessantemente. “Após um período de maiores concentrações no meio do mês de dezembro, conseguimos auxiliar e encaminhar grande parte destas pessoas, reduzindo bastante o número destas dormindo nas ruas do município". Ele ainda completa que "quanto mais nosso trabalho se aprimora, mais somos cobrados por aprimoramentos, e isto sempre é um desafio bem vindo".
O aumento na demanda superou todos os outros anos desde o dia em que o Programa foi criado no município. O trabalho hoje é coordenado pelo Diretor Paulo Roberto, o mesmo junto com sua equipe trabalha para fazer um serviço de qualidade a quem esta em situação e vulnerabilidade social. “Estamos tendo total apoio do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, sem corte de verbas o que não esta ocorrendo na maioria dos municípios brasileiros”, salienta o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luiz Marcelo.
As denúncias feitas por telefone e as rondas que os agentes realizam são o ponto de partida para a execução do serviço. O trabalho começa pela identificação, é verificado se o indivíduo está alcoolizado, sob efeito de droga e se apresenta outras vulnerabilidades sociais, em seguida é feita a abordagem. No ato, o que acontece é uma tentativa de convencimento para que as pessoas aceitem ajuda. Caso essa ajuda seja aceita, a pessoa é encaminhada para a Casa de Passagem do Migrante, onde recebe higiene, alimentação e repouso.
O departamento fica localizado junto a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social na Rua 2.000, n° 1380, entre a Quarta Avenida e a Marginal Leste. O horário de atendimento é das 13h às 19h de segunda à sexta-feira.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Texto: Lucas Medina (estagiário)
Foto: Arthur Miranda
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
