14.01.2016 - 08:50h
CCPU orienta sobre o aumento de pragas no verão
O Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) de Balneário Camboriú orienta para evitar o surgimento e proliferação de pragas no perímetro urbano. O calor, as chuvas e a grande oferta de alimento nessa época do ano colaboram para o aparecimento desses animais.
A coordenadora do CCPU, Geosí de Lima Matos, explica que todas as pragas urbanas aumentam durante o verão. “Esses animais como baratas, ratos, formiga se reproduzem mais no calor, por isso a população de animais aumenta nessa época do ano”, destaca.
Geosí reforça que a limpeza é a melhor alternativa para combater as pragas. “Manter os ambientes limpos e dar o destino adequado ao lixo doméstico são ações básicas. Para evitar a proliferação, cuidados simples, como manter as dispensas, pias e armários sempre limpos são alternativas”, lembra. A retirada da ração dos animais também evita a aparecimento de animais. Em caso de alguma infestação, é aconselhado procurar uma empresa especializada para efetuar a dedetização.
Manter os terrenos baldios sempre roçados, pois a vegetação torna-se foco para proliferação de pragas é importante. “Além de bem roçados, a comunidade não deve jogar lixo nos terrenos. Esse comportamento coloca em risco todas as pessoas que passam pelo local”, ressalta Geosí. Ela lembra que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), faz a sua parte, porém, a responsabilidade de manter os terrenos limpos é dos proprietários.
Durante todo o ano, o Centro de Controle atua na Orla da Praia Central com aplicação de raticida em 500 pontos. “Mesmo assim, a colaboração de moradores e turistas no destino correto do lixo, principalmente de restos de alimentos, é fundamental para evitar a presença desses animais”, enfatiza.
A coordenadora ainda lembra que o CCPU, em parceira com Secretaria de Obras e o Programa de Combate à Dengue, fez o trabalho de conscientização e notificação sobre os cuidados com terrenos baldios no decorrer de 2015. “Fizemos um trabalho reforçado com maior atenção aos terrenos, com isso algumas pragas foram controladas, como é o caso os caramujos africanos”, conclui.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Marcelo Martim (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
