O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) já possui o relatório de produção referente a 2015. Foram realizados, no decorrer do último ano, 11.474 atendimentos. Total contempla consultas com psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Com assistência voltada à saúde mental dos munícipes, a unidade especializada, ainda de acordo com o documento, apresentou grande fluxo durante o mês de agosto.
É possível constatar, a partir do número apresentado, que 7.500 são consultas médicas psiquiátricas. Além disso, agosto apresenta a maior demanda e a faixa etária com mais procura é de homens e mulheres entre 50 e 59 anos. Helena Okopnik, coordenadora do Caps II, acredita ser necessário frisar a quantidade de atendimentos realizados nos últimos 60 dias úteis do ano. “Mais de 1400 munícipes atendidos pelos profissionais médicos, de forma centrada, principalmente no período de retorno”, afirma.
Não só de atendimentos rotineiros funcionou o centro. Uma programação diferenciada, em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro, ofertou aos usuários visitas ao Parque Natural Raimundo Gonçalez Malta, ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, popularmente conhecido como Parque da Santur, rodas de conversas e orientações com recursos áudios visuais.
Com 9.524 prontuários, a unidade especializada oferece tratamento à balneocamboriuenses com transtornos mentais moderados e graves, bem como grupos de apoio, terapêuticos e oficinas. Localizado na Rua Dom Henrique, n° 860, na Vila Real, o Caps II funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.
Mais informações com Helena Okopnik, no CAPS II, pelo telefone (47) 3361-9311.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Thiago Julio (estagiário)
Fotos: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc