A equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) de Balneário Camboriú realizou nas últimas semanas o resgate de diversos animais, tanto domésticos quanto silvestres. Entre os resgates encontram-se gambás, cães e gatos filhotes e adultos, aves andorinha e chupim, além de lagarto, tartaruga, aranha e uma coruja.
Por não serem acostumados com a presença do ser humano, a Semam recebe diariamente ligações a respeito do aparecimento de animais silvestres no ambiente urbano. Para garantir a segurança tanto dos animais quanto da comunidade, a responsável do Setor de Resgate, Jhuly Martins, informa que é fundamental realizar denúncias. "Seja por maus tratos, abandonos ou presença de um animal silvestre nas áreas urbanas, é importante que as pessoas entrem em contato imediatamente com a Semam. A ligação pode ser feita de forma anônima se desejado", ressalta Jhuly.
Os animais domésticos foram encaminhados à Ong Viva Bicho, onde recebem os cuidados necessários. Já os silvestres foram encaminhados ao Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e Flora (ICCO), nas dependências do Zoológico da Santur. Logo após serão transferidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Santa Catarina, localizado na cidade de Florianópolis. Nestes casos, a equipe utiliza redes específicas e, quando necessário, recebe auxílio do Corpo de Bombeiros.
Para realizar uma denúncia ou saber mais informações, entrar em contato com a Semam, pelo (47) 3363-7145 ou diretamente com Jhuly Martins, através do (47) 9614-1335.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria do Meio Ambiente (Semam)
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Divulgação PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefbc