11.01.2016 - 18:00h
Treinamento estreita ações para varredura contra o Aedes Aegypti
A Secretaria de Saúde e Saneamento ofertou na tarde desta segunda-feira (11) o treinamento dos profissionais que trabalharão na varredura contra focos do mosquito Aedes Aegypti. O encontro, realizado no auditório do Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa, serviu para estreitar os trabalhos entre todas as secretarias ou autarquias da Prefeitura envolvidas. As ações de prevenção perduram por vinte dias úteis consecutivos, a princípio, e iniciam nesta terça-feira (12).
Ministrado por Márcio Cristiano Passing, coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, e Plácido Simas, supervisor dos agentes de endemia da rede, o treinamento concentrou-se na explanação da situação atual do Estado e na forma como será executada a intensificação. Um vídeo com informações pertinentes sobre o inseto causador da dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus, bem como as diferenças, se comparado ao Aedes Albopictus, foi repassado aos presentes. “Somos responsáveis pela diminuição no número de casos de focos e doenças, consequentemente. Para se ter uma ideia: existem municípios em que a cada um caso de doença confirmado, duas pessoas nem sequer imaginam estar acometidas pela enfermidade”, salienta Simas.
Com o início nesta terça-feira (12), e duração de 20 dias úteis, a intenção é visitar 46 mil imóveis em todo território de Balneário Camboriú. Para alcançar a meta, 46 agentes de endemias, em conjunto com os agentes comunitários de saúde (ACS) e membros da Guarda Municipal (GM), Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) e outras pastas relacionadas à Administração Pública realizarão a varredura. Os trabalhos respeitarão um relatório diário no qual constam informações como o nome da rua, os números dos imóveis, os tipos e a situação durante a visita. A Sala de Situação coordenará os trabalhos.
Na última sexta-feira (8), uma web conferência com orientações pertinentes às visitas domiciliares e eliminação de focos foi disponibilizada aos ACSs. Organizada pelo Ministério de Saúde (MS), a aula foi vista, simultaneamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por profissionais de outras 27 cidades catarinenses. Além disso, em novembro do último ano, a Secretaria de Saúde estipulou um plano de contingência voltado para a execução de ações de vigilância, controle vetorial e assistência ao pacientes.
Mais informações com Paula Merico, na Secretaria de Saúde e Saneamento, pelo telefone (47) 3261-6234.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto e fotos: Thiago Julio (estagiário)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
