10.01.2016 - 13:11h
Semam utiliza meios naturais como defensivos agrícolas
No dia 11 de janeiro (segunda-feira) é comemorado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data tem como objetivo conscientizar os cidadãos quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado, que afeta o meio ambiente e a saúde humana. Foi pensando no bem-estar da população que a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), na qual conta com o Departamento de Fitoterapia, utiliza apenas soluções orgânicas para o cultivo das mais de 50 espécies de plantas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o agrotóxico é um fator de grande risco, podendo levar a doenças como câncer, doenças respiratórias, neurológicas e más formações congênitas. Tanto os trabalhadores que aplicam o agrotóxico, quanto quem ingere tais produtos, podem apresentar intoxicações, dores de cabeça, alergias, náuseas e vômitos. Quadros clínicos mais sérios podem ocorrer, como má formação congênita, recém-nascidos com peso abaixo do normal e doenças neurológicas. Os riscos variam de acordo com a dose e o tempo de exposição às substâncias químicas.
A equipe responsável pelo departamento, localizado nas dependências do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, utiliza uma solução de cinza e água de pimenta para o combate de pragas. Para afastar os mosquitos e até mesmo aliviar a coceira da picada, é feita uma mistura de flor-de-abril e álcool vegetal. As mais de 50 espécies de plantas são cultivadas em cem canteiros. Após a colheita as plantas são encaminhadas ao laboratório, onde passam por um processo de lavagem, secagem e logo separadas para uso público.
A secretária do Meio Ambiente, Osnilda Amorim, Nena, orienta que a população que cultiva plantações em suas residências, evite utilizar agrotóxicos. "Esta prática é proibida por lei e gera riscos à saúde da comunidade. Por isso é essencial utilizar meios naturais como defensivos agrícolas, a fim de assegurar a qualidade de vida de todos", ressalta Nena.
Nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h as 17h30, os cidadãos podem comparecer ao complexo fitoterápico para retirar saquinhos de chá. O Parque Raimundo Malta fica localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone (47) 3363-7145, ou através do e-mail do departamento: fitoterapia@balneariocamboriu.sc.gov.br.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria do Meio Ambienta (Semam)
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
