09.01.2016 - 13:01h
Pessoas devem tomar cuidados ao se alimentar na praia
É comum que as pessoas sintam fome após horas na praia. Para supri-la, alguns optam pela ingestão de alimentos vendidos por ambulantes, em estabelecimentos estruturados próximo à orla ou levam a famosa marmita de casa. Entretanto, em razão do verão ser a estação mais quente do ano, alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar intoxicações alimentares.
Entre as orientações primordiais estão a busca pela procedência da origem, por alimentos conservados adequadamente e perecíveis. Avaliar critérios de rotulagem também é necessário. Entretanto, para Danilo Dumps Santos, fiscal do município, a orientação mais adequada é sempre optar por alimentos frescos ou procurar por estabelecimentos com alvará sanitário. “Em situações como essa, orienta-se buscar por alimentos com tratamento térmico. No segundo caso, sempre buscar por comércios que apresentem o alvará. Este documento deve ser mantido exposto, visível aos clientes”, comenta. Caso o cidadão não veja o documento, ele deve pedir ao proprietário do estabelecimento ou, se não houver a apresentação, reclamar no canal oficial do município, o OuvidorSUS, através do telefone 0800-644-3388.
Para quem prefere leva comida de casa, a orientação é cuidar com o acondicionamento e o tipo de comida. Evitar alimentos perecíveis é o ideal, mas, caso a pessoa faça essa opção, é importante que ele seja acondicionado em recipiente térmico e evitar caixas de isopor. A ingestão de alimentos mal conservados, com cozimento inadequado ou estragados pode culminar em algumas complicações de saúde. Intoxicações e viroses valem a ressalva.
Mais informações com Danilo Dumps, na Divisão de Vigilância Sanitária, pelo telefone (47) 3261-3245.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Thiago Julio (estagiário)
Fotos: Jessica Teles
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc
