Ontem (9) comemorou-se o dia nacional do fonoaudiólogo. O profissional trabalha pelo diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes que apresentam problemas na comunicação oral ou distúrbios similares. E, em Balneário Camboriú, a assistência dessa categoria é realizada em unidades especializadas de saúde e departamentos educacionais.
Mais de dez profissionais estão divididos entre as secretarias de Educação e Saúde e Saneamento. Atualmente, no Posto de Atenção Infantil (PAI), por exemplo, os fonoaudiólogos executam dois tipos de atendimentos. Quatro realizam fonoterapia, seja individual ou de grupo, em crianças e adolescentes de zero a 17 anos. Já o quinto especialista efetua avaliações audiológicas em munícipes de qualquer faixa etária. Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e o Departamento de Educação Especial, da Secretaria de Educação, também são assistidos pela categoria.
Karina Dias Heil, coordenadora do PAI, acredita que os especialistas em fonoaudiologia auxiliam na reabilitação de distúrbios da comunicação humana, seja na voz, na linguagem ou na audição, bem como no restabelecimento do contato com terceiros. “Além disso, a inserção do ‘fono’ na equipe multidisciplinar, no âmbito de saúde pública, fez que profissionais de outras áreas desenvolvessem um olhar diferente sobre as dificuldades apresentadas no desempenho das funções comunicativas”, enfatiza.
Mais informações com Karina Heil, no PAI, pelo telefone (47) 3360-8821.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Thiago Julio (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu