29.10.2015 - 14:20h
Vigilância Epidemiológica oferta vacinas essenciais para a saúde dos moradores
O Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) de Balneário Camboriú, com o intuito de respeitar a vida dos munícipes, segue o calendário de vacinação estipulado pelo Estado de Santa Catarina. São ofertadas diferentes vacinas essenciais para a saúde dos moradores em todos os ciclos de vida. São 14 vacinas de rotina, além dos imunobiológicos especiais solicitados à regional.
Segundo a diretora do departamento, Laís Emídio, para solicitar os imunobiológicos especiais é necessário que o médico preencha uma requisição, explicando a situação, e encaminhe para o DEVE. "Depois disso, encaminhamos a requisição para a regional, que, por sua vez, envia para o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais. Com o deferimento da solicitação, as doses da vacina são encaminhadas para Balneário Camboriú. Por fim, chamamos o paciente e fazemos a aplicação", explica.
Além dos imunobiológicos especiais, o DEVE aplica doses das seguintes vacinas de rotina:
BCG – Serve para prevenir a tuberculose e é aplicada em crianças menores de cinco anos de idade.
Hepatite B – Uma dose ao nascer ou três na adolescência se não vacinado anteriormente. Gestantes devem tomar três doses.
VIP e VOP – Impedem a paralisia. Aos dois meses é aplicada a primeira dose e a segunda aos quatro, com a VIP. A terceira dose, aos seis meses de idade, é feita com VOP. Nos dois reforços, um aos 15 meses e outro aos quatro anos, também é feito com VOP.
Pentavalente (DTP+Hib+HB) – Previne doenças como tétano, hepatite b, sarampo, poliomielite, rubéola, difteria, coqueluche, meningite, algumas pneumonias e infecções no ouvido. As três doses são aplicadas aos dois, quatro e seis meses, respectivamente.
Pneumo 10 – Evita infecção por bactérias que causam meningite, sinusite, otite média aguda, e bacteremia. As três doses também são aplicadas aos dois, quatro e seis meses, com um reforço quando a criança completa um ano.
Rotavírus – Previne gastroenterites. A primeira dose deve acontecer aos dois meses e segunda aos quatro, com um intervalo de 30 dias entre elas.
Meningo C – Impede a infecção por Neisseria meningitidis, bactéria causadora de infecções como meningite e sepse. A primeira dose deve ser aplicada aos três meses e segunda aos cinco.
Hepatite A – Dose única até os dois anos de idade.
Febre Amarela – Aplicada em viajantes.
Tríplice Viral (VTV) – Serve contra sarampo, caxumba e rubéola. Aplicada a partir de um ano de idade até adultos de 49 anos.
Tetra Viral – Previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Dose única até os dois anos de idade.
HPV – Serve para prevenir o câncer do colo do útero. Aplicada em meninas de nove a 13 anos.
Dtpa – Protege contra difteria, tétano e coqueluche e é aplicada em gestantes.
Dtp – Protege a criança contra difteria, tétano e coqueluche.
Com a entrega parcial ou não entrega por parte dos fornecedores e de outras esferas públicas, o DEVE se encontra com estoque desfalcado. Vacinas contra Hepatite A e a tetra viral estão em falta, apenas 250 doses de BCG foram repassadas, bem como só 55% da cota mensal de vacinações contra Hepatite B e uma parcela insuficiente de Dtp.
Mais informações com Laís Emídio, no DEVE, pelo telefone (47) 3363-4170.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto: Thiago Julio (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
