O Programa Bebê Essencial, parceria da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) e do Hospital Ruth Cardoso, criado em 2014 visa atender crianças que sofreram alguma intercorrência no momento da gestação, parto ou pós-parto ou prematuridade. A equipe é composta por assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, pedagoga e psicóloga.
De acordo com a psicóloga, Marcela de Oliveira Silva, o programa surgiu para antecipar o acompanhamento dessas crianças. “O programa foi criado porque sentimos a necessidade de fazer um acompanhamento logo que as crianças nascem, porque essa atenção estava sendo feita tardiamente”, enfatiza.
O programa opera no Ruth Cardoso desde maio de 2014, já atendendo 101 casos de Balneário Camboriú e região. “De início, é feito um acolhimento com a família e explicamos a importância de acompanhar o desenvolvimento do bebê. Para as famílias que são aqui de Balneário, explicamos os programas desenvolvidos na APAE e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para as famílias da região, encaminhamos para a APAE da cidade correspondente”, conclui.
A equipe do programa Bebê Essencial integra profissionais de diferentes áreas e visa um trabalho em parceria e em concomitância ao da UBS, pois entende que a criança precisa ser atendida em todas as suas necessidades. "Nossa intenção é olhar a criança em todos os aspectos, por isso a importância do nosso trabalho. A fisioterapeuta tem um conhecimento, diferente da pediatra, da fonoaudióloga, então com a junção de conhecimentos desses profissionais, conseguimos atender a criança como um todo", afirma a psicóloga.
Para mais informações com a psicóloga da APAE, Marcela de Oliveira Silva, pelo telefone (47) 3367-0636
Prefeitura de Balneário Camboriú
Hospital Municipal Ruth Cardoso
Texto: Caroline de Borba
Foto: Sérgio Augustin/ Arthur Miranda
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu