14.09.2015 - 12:23h
Resgate Social auxilia 178 em situação de vulnerabilidade no mês de Agosto
O Departamento de Resgate Social, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, auxiliou no mês de Agosto 178 pessoas. Desse total 160 foram albergados na Casa de Passagem do Migrante e 81 passagens rodoviárias cedidas aquelas pessoas em situação de rua que desejara, voltar às suas cidades.
Segundo o diretor do Resgate Social, Paulo Roberto de Souza o Departamento encaminhou ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras drogas (AD) as pessoas que requisitaram tratamento para dependência química. "Cerca de 55% destas pessoas relataram algum tipo de dependência química. Quando restrito aos atendimentos masculinos, esse percentual sobe a 60%, sendo o alcoolismo a maior incidência. No tocante ao motivo da vinda destas pessoas a Balneário Camboriú, 32% afirmaram terem vindo em busca de emprego, 29% são trecheiros e 29% declararam morar no município ou na região por mais de um ano”, aponta.
De acordo com Souza a atuação do departamento continua intensa. “As equipes do Resgate têm cadastrado todos os dias por meio da abordagem social, várias pessoas em situação de rua que vinham a Balneário Camboriú pela primeira vez. Elas são orientadas a procurarem a ajuda especializada do Departamento, se assim o quiserem. Vale lembrar igualmente que a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito também têm auxiliado bastante o departamento no sentido da identificação destas pessoas”, destaca.
O Departamento trabalha em parceria com uma rede intersetorial, para facilitar os encaminhamentos. Entre eles estão instituições como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Casa da Cidadania, Ministério Público, Divisão de Investigação Criminal (DIC), Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros. Para quem encontrar alguém em situação de rua, pode entrar em contato pelo telefone (47) 8839-7075, com Paulo Roberto, ou na Casa de Passagem pelo telefone (47) 3361-7813. O Resgate Social trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.
Para mais informações com Paulo Roberto de Souza, nos telefones (47) 8883-7594, (47) 3363-2745, ou no Departamento de Resgate Social, localizado junto a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, situada na Rua 2.000, 1380, entre Avenida Marginal Leste e Quarta Avenida.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Texto: Sérgio Augustin (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
