31.08.2015 - 17:07h
Professora da rede municipal lança livros infantis sobre inclusão social
O lançamento dos livros da série infantil Viva a Inclusão, escritos pela professora da rede municipal de educação, Siomara Duarte Lenzi, foi um evento que marcou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O projeto, que teve seu lançamento na última sexta-feira (21), tem o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), que é uma iniciativa da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
Os livros foram inicialmente elaborados para que a professora pudesse trabalhar com seus alunos do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Iate Clube a questão da inclusão social. Após requerer o apoio da LIC e o projeto ser aprovado, começou o processo de edição e publicação do material. Todos os livros serão doados para os Núcleos e Centros Educacionais do município.
Segundo a autora dos livros, Siomara Duarte Lenzi, eles foram produzidos com o intuito de servir de apoio para refletir quanto a inclusão social nas escolas. “O objetivo da criação dos livros é para que as crianças que ouvirem ou lerem as histórias, sejam mais receptivas para com as crianças deficientes, aceitem as diferenças. Eu acredito que a fase infantil, seja a idade mais propícia para educar quanto saber que todos somos diferentes, mas temos os mesmos direitos”, salienta.
Para a diretora geral do Colegiado da Secretaria de Educação, Simone da Silva Ricardo, a produção de histórias literárias incluindo pessoas deficientes é defasada. "Os educadores sentem falta de materiais referente a educação especial. Então através, deste lançamento, podemos trazer para as crianças literaturas que mencionam a inclusão de pessoas deficientes. É uma grande alegria termos uma profissional tão especial, que teve visão quanto essa demanda da educação”, conclui Simone.
“Viva a Inclusão”
A coleção infantil Viva a Inclusão é composta por três livros: 'Joãozinho, mão que fala', conta a história de um menino surdo que utiliza da língua de sinais para se comunicar. 'Tato, o menino especial', trata de um menino cego, que por meio do tato, descobre o mundo. O mundo sobre rodas de 'Tati Roda Mundo' aborda a história de uma menina paraplégica e o seu amor por basquete.
Para mais informações com a diretora geral do colegiado, Simone da Silva Ricardo, pelo telefone (47) 3363-7144
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Texto: Caroline De Borba (estagiária)
Foto: Divulgação Seduc/ Divulgação Apae
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
