Com a proximidade de datas comemorativas, como o Dia dos Pais no próximo dia 9 de Agosto, é comum perceber um aumento significativo nos preços dos produtos. Porém, a fim de chamar a atenção do consumidor, os comerciantes lançam diversas promoções, muitas delas de natureza duvidosa. O Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON) alerta os compradores a tomarem certas medidas para evitar ou denunciar os preços abusivos.
O diretor do PROCON de Balneário Camboriú, Rogério Kunzler, informa que diariamente são recebidas cerca de 50 reclamações por parte dos consumidores referentes a cobranças indevidas ou preços excessivos. "O auxílio que damos ao consumidor é de, primeiramente, ficar atento aos preços anteriores para que possam comprovar a irregularidade, e sempre exigir a nota fiscal em cada compra, pois nela se resguardam todos os direitos", ressalta Kunzler.
Se comprovado o abuso, o estabelecimento fica sujeito a multa, que varia de R$222,28 até R$7.555.000,00 dependendo do faturamento da empresa e gravidade da prática abusiva. Os consumidores que desejam realizar a denúncia ou tirar dúvidas, podem contatar o PROCON através do telefone 151, pelo e-mail procon@balneariocamboriu.sc.gov.br ou se dirigir até a sede, localizada na Rua 2000, nº 856 das 13h as 18h de segunda a sexta-feira.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON)
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arthur Miranda
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu