De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigação do condutor assegurar que seu veículo tenha combustível para chegar ao seu destino. O Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran) alerta para essa infração, bem como verificar se há boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório.
O artigo 180 do CTB cita que, se o veículo ficar parado por falta de combustível, define-se como infração média. No caso, cabe multa de quatro pontos, multa de R$ 85,13 e remoção do veículo.
O gestor do Fumtran, Jaime Mantelli, comenta os outros problemas que o não abastecimento proporciona. “Esta infração pouca gente tem conhecimento. Às vezes, as pessoas pensam em economizar, e acabam prejudicando o trânsito e a si mesmo. Além das multas e todos os transtornos, o pouco combustível, ou a falta dele, danifica o automóvel”, explicou.
Prejuízos para o condutor e também para o veículo
Financeiramente, não é uma boa ideia rodar com pouco combustível. Quando se locomove nessas condições, o sistema de alimentação do carro pode quebrar. Outro risco é de quebrar a bomba de gasolina, pelo fato dela trabalhar com uma temperatura mais alta.
Mais informações com o Fumtran através do telefone (47) 3367-7616.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundo Municipal de Trânsito
Texto: Rodrigo Rodrigues (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu