A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) após ação de fiscalização, apreendeu na quinta-feira (30) por volta das 19h, três redes do tipo feiticeira na Praia de Laranjeiras, onde cerca de 90 tainhas foram recolhidas. A SEMAM conta com a ajuda da Guarda Municipal nas fiscalizações, que acontecem quatro vezes por semana em dias alternados.
Segundo a secretária do Meio Ambiente Osnilda Amorim, Nena, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) estendeu até Setembro a temporada de pesca da tainha. "A pesca não é proibida, o prazo foi até aumentado. O que não é permitido é realizá-la com as redes feiticeiras por prender, muitas vezes, outros animais como pinguins e tartarugas", ressalta Nena. O pescador, além de ter sua embarcação apreendida, foi autuado por crime ambiental e porte ilegal de arma e encaminhado à delegacia.
Animais resgatados
Dezenas de pinguins-de-magalhães já foram retirados das redes, além de tartarugas. Somente na semana passada, dois pinguins foram resgatados com ferimentos nas asas e uma tartaruga encontrada ferida na areia da praia. Os animais foram encaminhados ao Centro de Maricultura da Univali (CEMAR) na cidade de Penha, onde estão recebendo cuidados.
Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente, através do telefone (47) 3363-7145.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria do Meio Ambiente
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Divulgação SEMAM
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu