31.07.2015 - 16:40h
DEVE realiza capacitação sobre hepatites virais para funcionários da rede
A Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE), realizou na tarde de terça-feira (28) uma capacitação sobre hepatites virais. Realizado no auditório do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), o encontro reuniu cerca de 40 médicos e enfermeiros da rede municipal e tinha por objetivo orientar os profissionais sobre a prevenção das doenças.
Apresentada pela médica Iria Celeste Ghislandi, a capacitação focou apenas nas Hepatites B e C. Além disso, o encontro tinha dois intuitos básicos, sensibilizar os profissionais para ampliar o diagnóstico das doenças e, quando diagnosticar, saber interpretá-las e dar andamento. Segundo Iria, médica clínica-geral da rede, falta ampliar o diagnóstico atual das doenças. “Vale lembrar também que toda pessoa com hepatopatia crônica ou alguma das hepatites, deve se vacinar contra as outras. Esse é o indicado”, explana.
A Hepatite B, transmitida de forma sexual, vertical, domiciliar e parenteral, afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo e é responsável por mais de um milhão de mortes. Só em Balneário Camboriú, no balanço realizado em 2013, 31 casos foram registrados. O diagnóstico da doença é feito de forma assintomática (70%) ou sintomática (30%) e o tratamento de paciente com Hepatite B é realizado com Tenofovir ou Entecavir. A prevenção desta hepatite é feita com vacina ou imunoglobulina. “Vacina ainda é a melhor profilaxia”, enfatiza a médica.
Por sua vez, a Hepatite C é transmitida de forma parenteral, sexual ou vertical, e a enfermidade é responsável por mais de 500 mil mortes em todo o planeta. Seu diagnóstico é dado por meio de exame de sorologia, de carga viral e genotipagem. Dentre os inúmeros sintomas da doença, distúrbios neuropsiquiátricos são regulares em mais de 50% dos pacientes. Após uma atualização no início da semana, o tratamento passa a ser feito com Sofosbuvir, Simeprevir e Daclatasvir.
Atualmente o DEVE do município conta com um ambulatório de hepatites virais. Testes rápidos são as ferramentas mais promissoras para o diagnóstico e são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou somente para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Mais informações com Laís Emídio, no DEVE, pelo telefone (47) 3363-4170.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde e Saneamento
Texto e fotos: Thiago Julio (estagiário)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
