31.07.2015 - 16:11h
Prefeitura dá continuidade à fiscalização de táxis e mototáxis
O trabalho de fiscalização de táxis e mototáxis que atuam no transporte alternativo de Balneário Camboriú é realizado continuadamente, com algumas operações especiais. O objetivo é manter um padrão de relacionamento e dar mais tranquilidade tanto para os trabalhadores que portam a concessão para atuar no setor e aos clientes resultando em mais segurança e serviço de qualidade.
De acordo com o gestor do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), Jaime Mantelli, todos os veículos, e trabalhadores, passaram por recadastramento no mês de Março. “Todos os veículos foram vistoriados, onde foram averiguados as condições dos mesmos. Os veículos devem se manter limpos, caracterizados, sem comercial, com exceção dos pará-brisas traseiros, porém não podem conter conteúdo com apelo sexual. Em caso de veículos que atuam sem regularização, ou trabalho irregular no setor, o mesmo é apreendido ou se paga multa conforme a gravidade da inflação”, salientou.
Mantelli frisa que, por Lei, os taxímetros devem se manter ligados. “Os veículos podem rodar com os taxímetros desligados, quando percorrer uma longa distância, seguindo uma tabela já definida”, destacou. Mantelli reforça, que algumas ações tornam ainda mais fácil a fiscalização dos veículos sem precisar parar os condutores, “Todos os veículos são identificados com números, que indicam em qual ponto o veiculo faz parte e também identifica se o carro está regularizado. Outra medida é a colocação do selo de autorização e credenciamento do veículo, que muda de cor a cada cadastramento, e quando o selo é retirado ele se rompe, o que impossibilita o reuso”, explica.
Motorista Auxiliar
Para se tornar um motorista de táxi, é preciso seguir algumas instruções. Conversar com a Associação dos taxistas, ou com um concessionário de táxi, possuir habilitação na categoria minimo B, ter mais de 21 anos de idade, não pode ser condenado pela justiça criminal (ficha limpa), realizar exames de saúde. O pedido deve ser protocolado na Prefeitura, que fará o encaminhamento para o Fumtran deferir ou não o pedido.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública
Assessoria de Comunicação
Texto: Sérgio Augustin (estagiário)
Foto: Arthur Miranda
Foto: Contato: (47) 3263-0190
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
