27.02.2015 - 15:21h
Balneário Camboriú recebe o turismo sênior
Março, abril e maio são os meses de maior movimentação do turismo sênior em Balneário Camboriú. Com uma temperatura mais agradável e menos agitação nas ruas, a terceira idade tende a se sentir mais acolhida pela cidade. Diversas atividades são realizadas por vários setores do município, visando proporcionar a esse público atrações adicionais.
O setor hoteleiro da cidade prevê uma lotação média acima de 60% até a Páscoa, principalmente pelos visitantes da terceira idade. Segundo o secretário de Turismo, Ademar Schneider, este tipo de turismo, além de ser muito lucrativo, é também atraente para quem aprecia a qualidade de vida tão observada em Balneário Camboriú. "Nossa cidade é altamente favorável nesta época do ano, para quem quer aproveitar o verão de forma mais tranquila", afirma, citando a horizontalidade das vias, a sinalização, as travessias que se elevam para os pedestres, a boa iluminação das ruas e da orla, as atividades da praia destinadas a eles, a concentração do comércio em locais pontuais, as academias ao ar livre e gratuitas, entre outros.
Para a presidente do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau, Margot Libório, que também é hoteleira, de cada 100 pessoas que visitam a cidade nessa época, 70 pertencem à denominada melhor idade. "No próximo fim de semana, começaremos a receber esses visitantes, e é no mês de março que eles mais vêm. Além das diversas atrações encontradas em nosso litoral, somos favorecidos pela Semana do Turismo do Uruguai, o encontro dos gideões das igrejas evangélicas na vizinha Camboriú, o movimento da Semana Santa e a procissão do Cristo Vive no Cristo Luz, já migrando para o turismo religioso em abril", comenta. Margot acredita que a partir de agora e durante pelo menos 45 dias, o turismo sênior seja mais forte em Balneário Camboriú.
Balneário Camboriú ainda oferece atividades exclusivas voltadas à terceira idade como o Encontro da Feliz Idade do Mercosul e América Latina, que está programado para o período de 14 à 19 de abril, quando são esperados cerca de 2, 5 mil participantes de vários Estados do Brasil e do exterior, entre emissores da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia e Peru. Durante o evento, que é promovido todos os anos por uma empresa de receptivo e conta com o apoio da Sectur, serão realizadas atividades como apresentações artísticas, bailes, desfiles das delegações, concursos, dia de praia e passeios.
Além disso, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio do projeto Maturidade Saudável que é uma realização das Secretarias de Desenvolvimento e Inclusão Social e Saúde e Saneamento e da Fundação Municipal de Esportes, oferece atividades físicas moderadas na Orla da Praia em diferentes pontos. "O programa é planejado inicialmente para o ano inteiro, focado nos moradores, no entanto, recebemos grande número de turistas idosos que participam das atividades e são muito bem vindos", salienta a coordenadora do projeto, Damark Molin.
Para o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, uma cidade só é boa para o turista, se for boa para o morador. Por isso, a Prefeitura procura implementar políticas que valorizem as famílias, em todas as suas gerações. "Balneário Camboriú detém a marca de polo indutor porque reúne qualidades para isso. Além de receber o turista, é importante que a cidade tenha preocupação com o serviço e infraestrutura para absorver a demanda e oferecer qualidade de vida a seus moradores", avaliou Piriquito.
''Turismo maduro''
É assim que a mídia se relaciona com o turismo realizado por grupos seniores. Em reportagem nacional esta semana, uma grande rede de televisão afirmou, com base em dados do Ministério do Turismo, que entre 2010 e 2015 o turismo maduro cresceu mais de 10% no Brasil. Turistas nessa faixa etária, acima dos 60 anos, fazem mais de 18 milhões de viagens por ano.
Acredita-se que esse aumento é resultado do crescimento da expectativa de vida dos brasileiros e se deve a uma mistura de renda e tempo livre. Aproximadamente 70% dos idosos no Brasil já possuem independência financeira, e eles significam 20% do poder aquisitivo do país. Hoje, cerca de 15% dos pacotes turísticos, nacionais e internacionais, são destinados para pessoas com mais de 65 anos.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Juliana Nascimento (estagiária) / Silvia Bomm (jornalista)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secturbc
