16.01.2015 - 15:51h
Alimentação leve e saudável é primordial nessa época do ano
No verão ocorrem mudanças fisiológicas no organismo, que diminuem o metabolismo basal em relação às necessidades do inverno. Dessa forma, é indicado manter uma alimentação saudável e regrada. Uma alimentação leve, rica em frutas, verduras e legumes é primordial nessa época do ano. Alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água também são fundamentais durante as refeições.
De acordo com a nutricionista da rede pública de saúde, Cristina Bardini, uma alimentação adequada irá suprir as necessidades do organismo, evitando problemas comuns durante essa época como a desidratação e a intoxicação alimentar. “Comer de três em três horas, ter como base da alimentação grãos integrais, frutas, verduras e legumes, aumentar o consumo de água e cuidar com a procedência dos alimentos ingeridos são dicas importantes para não ter problemas no verão”, frisa.
Para repor as perdas do organismo com a alta temperatura, são indicados alimentos fontes de nutriente. Saladas de folhas verdes, legumes e frutas da época, como melancia, ameixa vermelha, morango e melão, são ótimos exemplos.
Ingestão de líquidos hidrata o corpo
Em razão da temperatura elevada, manter a hidratação do corpo consumindo muita água, água de coco, chás e sucos naturais é muito importante. “Nos dias quentes ocorre uma maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Assim, o correto é aumentar a ingestão de líquidos e não esperar a sede aparecer, pois isso já é um sinal de desidratação”, comenta Cristina.
Recomendações para uma boa alimentação
Para evitar o desconforto e o mal estar, alguns tipos de alimentos devem ser evitados nessa época do ano. Segundo a nutricionista, evitar alimentos gordurosos, moderar no consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, não se alimentar em locais que apresentam condições duvidosas de higiene e não consumir alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente são recomendações básicas para evitar complicações. “Além disso, cuidar sempre com a procedência dos alimentos ingeridos, principalmente os frutos do mar e pescados, com os alimentos feitos a base de leite, ovos, maionese e gordura, pois, sem os devidos cuidados, podem causar intoxicação alimentar”, conclui.
Mais informações na Secretaria de Saúde e Saneamento pelo telefone (47) 3261-6200.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Saúde Saneamento
Texto: Thiago Julio (estagiário)
Foto: Gerusa Florencio e Amanda Weber
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
