19.12.2014 - 15:27h
CAE avalia positivamente a alimentação escolar no município
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) vinculado à Secretaria de Educação, divulga as ações realizadas durante o exercício de 2014. O CAE é um órgão deliberativo e fiscalizador e tem como atribuição estabelecer a comunicação entre a sociedade e as entidades municipais que executam, coordenam e fiscalizam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio de visitas, vistorias, acompanhamento e entrega de relatório.
O CAE realizou em 2014, a vistoria nas cozinhas das escolas da rede municipal de ensino, e a certificação das unidades que obtiveram nota superior a 6.0. Também foi feita a vistoria no depósito de alimentos da Secretaria de Educação e o acompanhamento das entregas de hortifruti e carne, no intuito de observar a qualidade e a quantidade dos alimentos. O Conselho também realizou a degustação dos itens a serem comprados para merenda e, participou do teste de aceitabilidade de peixe, realizado no Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili.
No mês de setembro, foi realizada uma visita para duas unidades de ensino do município de Taió, juntamente com as nutricionistas da Secretaria de Educação. As referidas escolas oferecem peixe na merenda para os alunos. O Conselho também participou do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean), no dia 17 de outubro.
Paralelo à essas ações, o Conselho realizou reuniões bimestrais, totalizando seis durante o ano. O CAE também desenvolveu um informativo, em formato de jornal, com distribuição gratuita nas escolas, secretarias e entidades da sociedade civil. Em 2014, foi elaborada a sétima edição. De acordo com a presidente do Conselho, Rita de Kácia Thibes, no informativo constam ações do Conselho, fotos, receitas e a divulgação dos recursos obtidos. “É importante para que a sociedade tenha conhecimento sobre o papel do Conselho”, aponta a presidente.
Após a finalização das auditorias nas escolas, o Conselho entregou o relatório para a Secretaria de Educação, referente a alimentação no âmbito escolar do município. De acordo com a presidente, não foi constatada nenhuma 'não conformidade' este ano e as unidades foram certificadas pelo bom trabalho. “Parabenizamos as gestoras, merendeiras e nutricionistas pelo excelente trabalho realizado em 2014”, destaca.
Rita de Kácia comenta que este ano foi extremamente positivo para o CAE. “As escolas perceberam que o Conselho é parceiro, e várias gestoras nos procuraram, o que fez o nosso ano mais produtivo”, ressalta. A presidente acrescenta que, em 2015, pretendem continuar no mesmo ritmo e estreitar cada vez mais a comunicação com as escolas. “O CAE tem como dever apontar políticas públicas para o poder executivo, em prol de uma alimentação cada vez mais saudável para os alunos”. Rita explica que o Conselho está aberto à participações. “Desejamos que em 2015, a comunidade, a sociedade civil organizada e as entidades governamentais participem do Conselho para que continuemos o nosso trabalho”, finaliza.
O Conselho de Alimentação Escolar retomara as reuniões ordinárias em fevereiro de 2015.
Mais informações com a presidente do CAE, Rita de Kácia Thibes pelo telefone: (47) 9935-9220
Prefeitura de Balneário Camboriú
Conselho de Alimentação Escolar (CAE)
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Foto: Divulgação CAE
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
