02.11.2014 - 14:41h
Parque Natural Raimundo Malta é opção ecológica de passeio e turismo
O Parque Natural Municipal Raimundo Gonzalez Malta há mais de 20 anos é um atrativo natural de lazer para moradores e turistas. O espaço com 172.625 metros quadrados contempla 48 espécies da flora, espécies da fauna, viveiro mata atlântica, trilhas, labirinto, além de espaço recreativo para as crianças. O parque foi criado no intuito de promover o turismo ecológico às margens do Rio Camboriú, propiciando aos visitantes contato com a natureza em uma área urbana.
Sob administração da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), o local conta estrutura adequada para receber os visitantes. Há parquinho para as crianças, bancos por todo o parque, casa do pensamento, labirinto de tuias, jardim das bromélias, jardim São Francisco, arvoredo de frutíferas, espaço para cooper, além de seis trilhas que podem ser percorridas pelos visitantes. Também há estacionamento e sanitários. É permitido fazer piquenique no local, que é um grande atrativo para os visitantes.
Além de moradores e turistas, o local é prestigiado pelos alunos das redes municipal e estadual de ensino, além de universitários e também grupos de idosos que buscam a natureza como forma de recreação. Ações de conscientização ecológica por meio do Projeto Terra Limpa, executado pela Semam, são realizadas para trabalhar com os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. No parque, também há o espaço Ambiarte, um projeto desenvolvido pela Semam em conjunto com a Secretaria de Educação, que consiste em recolher todo o lixo reciclável das escolas municipais. O Centro Fitoterápico Municipal também produz e preserva diversas espécies de chás que podem ser retirados gratuitamente pela população.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Osnilda Nena Amorim, o parque recebe mensalmente em torno de 2600 pessoas. A secretária conta, que durante a temporada este número aumenta para aproximadamente 300 a 400 visitantes por dia. “Esperamos receber cada vez mais visitantes também na temporada, para que conheçam a diversidade natural que uma cidade agitada como Balneário possui”, declara. A secretária ainda comenta que é importante as pessoas contemplarem a natureza. “O Parque Raimundo Malta é uma excelente opção de passeio para quem gosta do contato direto com a natureza e quer descansar do agito da vida urbana sem sair da cidade”, acrescenta.
A moradora e dona de casa Maria de Fátima dos Santos, de 48 anos, é visitante assídua do local e conta, que toda vez que vem buscar chás no Centro Fitoterápico Municipal aproveita para passear e contemplar a natureza com o filho de 2 anos. “Enquanto meu filho se diverte nos brinquedos, aproveito para ter contato com a natureza, o parque tem um clima muito gostoso”, declara. O advogado Rodolfo Machado de 55 anos, que passeava com a sua esposa, conta que aproveita para ir ao Parque sempre quando o tempo colabora. “Sempre viemos passear aqui e até criamos uma meta de caminhada, com o objetivo de melhorar a saúde”, acrescenta.
Por ser um área de preservação, no local não é permitido jogar bola, andar de skate ou bicicleta e nem levar animais domésticos. Menores devem sempre ir acompanhados por um adulto. O Parque Natural Municipal Raimundo Gonzalez Malta está localizado no final da Rua Angelina, Bairro dos Municípios. O local é aberto à visitação todos os dias, das 13h às 17h.
Mais informações pelo telefone da Semam: (47) 3363-7145
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam)
Texto e Fotos: Gerusa Florencio (estagiária)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
