15.10.2014 - 14:53h
Educação altera o cardápio com a proximidade do verão
Nesta quinta-feira (16) é o Dia Mundial da Alimentação e a Secretária de Educação de Balneário Camboriú oferece aos alunos da Rede Municipal uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas. Com a proximidade do verão, o cardápio das unidades de ensino sofre pequenas alterações. As sopas, que são muito bem aceitas durante o inverno, são substituídas por alimentos mais leves e são oferecidos mais sucos, pois o corpo necessita de mais líquido nessa época do ano.
Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação, Isabela Borsoi, é na infância que se formam os hábitos alimentares. Ela afirma que é papel dos nutricionistas oferecerem aos alunos uma alimentação balanceada que contenha a energia e nutrientes que as crianças necessitam para seu crescimento. Os cardápios para os estudantes da Rede Municipal são elaborados a partir de pesquisas, dos conceitos relacionados a uma alimentação saudável, e nas determinações da Resolução n°26 de 2013 sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
“Buscamos incentivar também o consumo de frutas em função da maior quantidade de fibras presente neste alimento. As fibras têm importante função na manutenção do equilíbrio do trato gastrointestinal e na sensação de saciedade. Além das fibras, frutas e verduras são ricas em vitaminas e minerais, nutrientes muito importantes para a regulação de todos os processos fisiológicos do organismo. Por isso, as frutas estão presentes em todas as refeições do cardápio das unidades escolares e as verduras em todas aquelas com preparações salgada”, ressalta Isabela.
Curiosidade
No verão é questionada a presença do feijão no cardápio, com a alegação de que seria um alimento “pesado” para as crianças. Na verdade isto é um grande tabu alimentar. Por ser uma fonte de proteína, o feijão tem sim uma digestibilidade um pouco mais lenta do que um carboidrato, como o arroz por exemplo. Entretanto, não há necessidade de se excluir este alimento do cardápio. Tem que estimular o consumo do feijão com arroz pela valorização da cultura alimentar brasileira e porque, quando estes alimentos são consumidos juntos, formam uma proteína de alto valor biológico, similar a proteína da carne.
Dia Mundial da Alimentação
O 16 de Outubro é comemorado Dia Mundial da Alimentação, essa ação deu inicio em 1981 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com a importância de conscientizar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Texto: Emily Prado
Foto: Celso Peixoto
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
