15.10.2014 - 14:33h
HMRC recebe visita técnica de representante do Ministério da Saúde
Na última sexta-feira (10) o Hospital Municipal Ruth Cardoso recebeu a visita da representante do Ministério da Saúde, Doutora Elaine Quedas, para avaliação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos relacionados à Rede Cegonha. A técnica pôde observar os investimentos em melhorias realizados pelo hospital no centro obstétrico, maternidade e UTI Neonatal.
A diretora de enfermagem do HMRC, enfermeira Dalni Pereira Leontina, apresentou o projeto de intervenção que o hospital obteve com a implantação do PET Rede Cegonha. Dalni citou exemplos como as visitas abertas onde o grupo de gestante, juntamente à enfermeira de sua unidade, agenda uma visita para conhecer o hospital; as capacitações dos profissionais da Atenção Básica voltada às boas práticas; implantação do curso de gestante Pele a Pele; a permanência dos pais na UTI Neonatal 24 horas; aquisição de central de monitorização na UTI Neonatal entre outras ações.
O PET, Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde, está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). É um programa dos Ministérios da Saúde e Educação e tem como objetivo “a mudança na formação dos professores de saúde através da articulação, integração em ensino/serviço e o cuidado integral, auxiliando e facilitando assim a comunicação e o fluxo entre as redes de saúde, a fim de prestar assistência qualificada”, explica a coordenadora do PET Redes de Atenção à Saúde, Simone Viana.
O PET Rede Cegonha, o qual a Secretaria de Saúde participa com a Unidade de Estratégia de Saúde da Família do Bairro dos Estados, Posto de Atendimento Infantil (PAI), Núcleo de Atenção a Mulher (NAM) e o Hospital Municipal Ruth Cardoso, faz parte do edital 2013/2015 lançado pelo Ministério da Saúde. De acordo com Simone Vianna, a Rede Cegonha tem como intuito qualificar as práticas da saúde materno-infantil do período de gestação até os dois anos de idade da criança.
Para a diretora de Divisão da Secretaria de Saúde e Saneamento, enfermeira Alessandra Kaestner Enríquez, “o renascimento do parto humanizado é um fato e nosso objetivo é proporcionar, tanto para a mãe e filho quanto a equipe de trabalho, conhecimento e segurança”.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Hospital Municipal Ruth Cardoso
Texto e Foto: Luzara Pinho (estagiária)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneáriocamboriu.sc.gov.br
