14.10.2014 - 13:09h
Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional acontecerá nesta sexta-feira
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean), promoverá no dia 17 de outubro (sexta-feira), o Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional em âmbito municipal, na Casa dos Conselhos. O evento acontecerá das 13h30min às 19h e todos os interessados podem participar.
A abertura será realizada pelo presidente do Conselho, Nairo Adão Peixoto Ribeiro e em seguida, o Fórum será conduzido pela nutricionista e observadora do Comsean, Alini Faqueti. O evento contará com a participação do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea/SC), Marcos José de Abreu e do secretário executivo da Secretaria Executiva de Políticas Sociais de Combate à Fome, Rodrigo Mello da Rosa.
Na ocasião, será abordada sobre a segurança alimentar e nutricional em âmbito municipal a partir de programas como distribuição de cesta básica, Caminhão do Peixe, alimentação escolar, dentre outros. Para fomentar a discussão da segurança alimentar no âmbito educacional, 30 merendeiras da rede municipal do ensino irão relatar as dificuldades encontradas no preparo da merenda para os alunos, no intuito de buscar melhorias.
Serão também apresentadas a importância da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de políticas de segurança alimentar existentes no Brasil e no Estado, observando o direito humano à alimentação disposto na Constituição Brasileira. De acordo com o presidente do Comsean, Nairo Adão Peixoto Ribeiro, o Conselho se preocupa em promover o entendimento pertinente à segurança alimentar. “O fórum objetiva explicar no que consiste a segurança alimentar e nutricional e promover o entendimento e conscientização de todos, sobre a qualidade e quantidade necessárias para a nossa subsistência”, declara.
Com o tema “Entre a abundância e a miséria está a desigualdade social”, o Fórum levanta a reflexão sobre as abundâncias existentes no Brasil como, por exemplo, solo fértil, biodiversidade, sementes crioulas, produtores e consumidores conscientes e a miséria, quanto ao comportamento do consumidor em muitas vezes não cobrar políticas de fiscalização sobre a produção de alimentos em âmbito nacional. “Temos abundância mas não cuidamos dela, a miséria declarada no tema se aplica no sentido de não cuidarmos das nossas abundâncias e não nos preocuparmos efetivamente com o nosso direito à alimentação adequada”, destaca o presidente.
O presidente acrescenta, que ainda não existem políticas públicas municipais sobre segurança alimentar e nutricional e este evento, objetiva a mobilização e sensibilização das organizações e entidades para o apoio ao encaminhamento da criação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), no município. “O Conselho possui apenas poder deliberativo e buscamos o apoio de todos para a criação de uma política pública que promova a qualidade e segurança alimentar de todos”, finaliza Nairo Adão Peixorto Ribeiro.
O Fórum está marcado para o dia 17 de outubro (sexta-feira), das 13h30min às 19h, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua 1822, n° 1510, esquina com a Marginal Leste.
Mais informações com o presidente do Conselho, Nairo Adão Peixoto Ribeiro, pelo telefone (47) 9174-0305 ou 3367-0129.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean)
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Fotos: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
