13.10.2014 - 16:49h
Maternidade do HMRC comemora três anos de sucesso
O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) completou na última semana três anos e, além da comemoração pelo nascimento da unidade, se comemora todos os dias os nascimentos na maternidade do Ruth Cardoso. Hoje, mais de 200 mamães dão a luz a seus bebês mensalmente no HMRC. O hospital atualmente participa de programas nacionais de saúde e os profissionais recebem capacitações a fim de fornecer atendimento próprio a cada tipo de situação.
Desde agosto de 2013 até agosto de 2014 nasceram no Ruth Cardoso 2.349 crianças, entre partos normais e cesárias. De acordo com relatório da administração do hospital, o maior número de partos são normais e a média de idade predominante das mães que dão à luz na unidade está entre 19 e 25 anos.
A partir do momento em que as portas se abriram na unidade, iniciaram os trabalhos. Há três anos, nascia no HMRC Maria Isadora. Mas o que difere o nascimento de Maria Isadora dos demais partos é que ela foi a primeira criança a nascer no HMRC assim que o hospital abriu as portas. " Enquanto acontecia a inauguração do hospital dei entrada para dar a luz a minha filha. Lembro que a correria no dia era grande, mas mesmo sendo o primeiro parto fui muito bem atendida por todos os profissionais, que realizaram todos os procedimentos necessários com muita atenção e cuidado", destaca Daniele Nunes Jaques moradora de Itapema e mãe de Maria Isadora . No dia 10 de outubro, sua filha completou o terceiro aniversário, assim como o Hospital.
UTI Neonatal
O tratamento intensivo na UTI Neonatal do HMRC comporta 10 leitos funcionantes para atender as crianças que nascem com algum tipo de patologia e precisam de cuidados especiais. Durante a estadia da criança na unidade, os pais podem permanecer com seus bebes 24h para acompanhar a situação da criança. De acordo com a coordenadora da UTI Neonatal do hospital, Zivane de Souza, os profissionais recebem treinamentos e orientações frequentemente para realizar um trabalho mais humanizado e qualificado tanto com os bebês como com os pais.
"As experiências são passadas para a equipe, que é orientada a respeito de como abordar e conversar com os pais e além do cuidado realizado pela equipe do hospital, a presença e o acolhimento dos pais é essencial para a recuperação da criança" ressalta Zivane. Ela ainda destaca que, de acordo com cada caso, o hospital conta com psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais entre outros profissionais.
Rede Cegonha
O hospital vem aderindo desde o início de 2014 ao programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que tem como principal objetivo ampliar os cuidados e atenção tanto com gestantes como mães e seus bebês. Enfermeiros que compõem a Rede de Atenção Básica e o HMRC se especializam e aprimoram conhecimentos através de cursos e especializações. A coordenadora de enfermagem do Ruth Cardoso, Dalni Leontina Pereira, explica que dentre os principais objetivos da Rede Cegonha na unidade está implementar qualificação do parto e pré-natal, além de reforçar a atenção e as boas práticas dos profissionais que atendem as mães e os bebês.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Hospital Municipal Ruth Cardoso
Texto: Luzara Pinho (estagiária)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneáriocamboriu.sc.gov.br
