13.10.2014 - 12:55h
Comjuv firma parceria com o Procon para garantir direito à meia-entrada
O Conselho Municipal da Juventude (Comjuv) realizou reunião ordinária, na tarde desta quarta-feira (8), na Casa dos Conselhos. Na ocasião, foi discutido sobre o direito aos estudantes e jovens à meia-entrada em determinados estabelecimentos além de outro projeto desenvolvido pelo Conselho.
Participou da reunião a diretora do Procon de Balneário Camboriú, Ornella Cristine Amaya, que levou até o Conselho a discussão sobre o Estatuto Nacional da Juventude, que garante o direito à meia-entrada em estabelecimentos como cinemas, teatros, casas noturnas dentre outros, para estudantes e jovens de 15 à 29 anos de baixa renda, devidamente cadastrados no Setor de Cadastro Único para Programas Sociais.
O Comjuv, preocupado não só em trabalhar na conscientização sobre o direito dos jovens, fará uma campanha em parceria com o Procon, que consiste em levar informativos em forma de cartazes e ofícios, ao maior número de estabelecimentos em âmbito municipal, no intuito de informar sobre o direito dos jovens à meia-entrada.
A campanha também será feita por meio das redes sociais e blog do conselho. De acordo com o presidente do Comjuv, Eduardo Zanatta de Carvalho, a parceria com o Procon é fundamental. “Esse diálogo entre a sociedade civil e o poder público é fundamental, estamos felizes por contar com o apoio do Procon, que trabalhará na garantia desse direito aos jovens”, destaca. A diretora do Procon, Ornella Cristine Amaya, destaca que é importante garantir os direitos do jovem consumidor. “Balneário Camboriú é uma cidade turística, portanto, é importante iniciarmos a campanha na busca da garantia desse direito aos jovens moradores e turistas”, destaca. O Procon fará a fiscalização notificando os estabelecimentos.
Projeto Comjuv nas escolas, você na universidade
Outro item discutido na reunião foi sobre o Projeto Comjuv nas Escolas, você na universidade. Na ocasião, foi aprovado o material que será utilizado na campanha, que deverá começar em aproximadamente 10 dias.
O projeto consiste em levar aos estudantes da rede pública Estadual de ensino, o conhecimento sobre as diversas oportunidades de acesso ao Ensino Superior, em universidades públicas e privadas do município e região. Os conselheiros irão de sala em sala, dos primeiro, segundo e terceiros anos do ensino médio, nas escolas estaduais do município, levar informações sobre as mais variadas formas de ingresso na universidade.
O presidente do Comjuv, Eduardo Zanatta de Carvalho, comenta que infelizmente muitos jovens não têm conhecimento do leque de oportunidades existentes para realizar um curso de ensino superior e destaca, que esse projeto irá fomentar as informações além de levar uma nova perspectiva para estes jovens e contribuir para a sua universalização. “O acesso ao ensino superior deixou de ser um sonho, agora é uma realidade e queremos conscientizar os jovens sobre isto”, declara.
Mais informações com o presidente do Conselho, Eduardo Zanatta de Carvalho, pelo telefone: (47) 9697-5059
Prefeitura de Balneário Camboriú
Conselho Municipal da Juventude (Comjuv)
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Foto: Divulgação Comjuv
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
