08.10.2014 - 16:29h
Hospital Municipal Ruth Cardoso completa três anos
Nessa semana, o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) completa três anos de história. Neste período, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem trabalham para garantir a saúde tanto de quem mora na cidade quanto de pacientes vindos de outros municípios da região. Através da equipe de trabalho, projetos e especializações, o hospital atende em média 300 pessoas por dia, sendo que passam pela unidade diariamente cerca de 600 pessoas, contando com acompanhantes. Em média são realizados mais de seis mil atendimentos mensal só no pronto socorro.
Entre 2013 e agosto de 2014 o HMRC realizou mais de 100 mil atendimentos no Pronto Socorro aos pacientes de Balneário Camboriú e também de outras cidades, como por exemplo, Navegantes, Camboriú, Itapema, Tijucas e outras, as quais correspondem cerca de 40% dos atendimentos do hospital. Desde o último ano até agosto deste ano a unidade realizou mais de 11,5 mil internações.
Além disso, o hospital recebe diariamente pacientes para atendimentos gerais, partos, realização de exames eletivos como Raio X, Tomografia e Ultrassonografia. De acordo com a administração do Ruth Cardoso, para cada tipo de atendimento existe um tratamento especializado e também acompanhamento com outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas entre outros.
A diretora de Gestão Hospitalar, Leila Chaves Cabral, afirma que o Ruth Cardoso, mesmo com poucos anos de existência, é uma grande conquista do município. “Este hospital é a realização de um sonho e de muito trabalho. Aqui o paciente tem a assistência e cuidado humanizado de bons profissionais a fim de auxiliar na recuperação de forma mais rápida e eficiente. Nossa unidade hoje é cotada para a participação em programas nacionais como a Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, captação de órgãos, entre outros" destaca ela, frisando que para que o hospital se tornasse atrativo para estes e outros programas houveram melhorias, adequações, além de diversos investimentos.
E o hospital também faz história na vida de seus pacientes locais e distantes. A aposentada Maria Izabel Castilho, moradora de Curitiba, precisou de atendimento para seus familiares duas vezes no HMRC em passagem por Balneário Camboriú e relata que a experiência foi positiva. “Toda a equipe do hospital forneceu um tratamento humanizado e prestativo. Sou grata pelo que o Hospital Ruth Cardoso fez por minha família e levo para o Paraná boas lembranças e, além disso, posso dizer que ganhei uma nova família”, ressalta.
Para o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, a saúde deve ser tratada com seriedade e responsabilidade, por isso a administração vem investindo expressivamente nos últimos anos para garantir a qualidade e atenção necessária que as pessoas precisam . "Buscamos a humanização na prática, de modo que as pessoas possam senti-la no seu dia a dia, por isso investimos com planejamento e responsabilidade neste setor", comenta ele, lembrando que há três anos Balneário Camboriú possui uma unidade de saúde que atende totalmente gratuito a demanda da cidade e região.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Hospital Municipal Ruth Cardoso
Texto: Luzara Pinho (estagiária)
Foto: Helton Filipe
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneáriocamboriu.sc.gov.br
