Com o objetivo de diminuir a sazonalidade nas regiões turísticas de Santa Catarina e ao mesmo tempo estimular a educação através da aprendizagem lúdica, por meio do turismo, foi lançado em Balneário Camboriú, na última semana, o projeto Educantur. A iniciativa, realizada pela equipe da operadora Ceretur através da profissional Ely Ribeiro da Silveira, que também é presidente da ABAV/SC, e sua equipe, pretende unir o turismo à educação, motivando mais qualidade e profissionalismo ao turismo pedagógico no Estado.
Segundo explica Ely, o Educantur será uma forma de materializar o aprendizado, com experiências que proporcionam passeios, festas, concursos, cursos, entre outras atividades, através de profissionais especializados nas áreas envolvidas, como pedagogos, professores, guias de turismo, hotelaria especializada, e o envolvimento de alunos do ensino básico ao superior. "Em uma aula de física, por exemplo, o professor poderá levar os alunos a um parque e abordar a didática, relacionando a matéria a um brinquedo do local", analisou.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, compareceu à apresentação do projeto, em evento no Cristo Luz na noite de quinta-feira (11), e creditou ao Educantur ser uma novidade no turismo local, que terá o apoio da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú. "Toda modalidade de promoção e divulgação de nossa cidade e da região receberá respaldo dos profissionais do trade, e a Sectur não poderia ficar de fora. Queremos auxiliar na divulgação e ao que nos for possível. O Educantur levará para as escolas uma nova opção, que fortalecerá os destinos turísticos", pontuou.
Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o portal da internet www.educantur.com.br.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br