11.09.2014 - 15:00h
Encontro Regional Mulher Viver sem Violência reunirá 1000 mulheres
No dia 20 de setembro (sábado), acontece em Itajaí o Encontro Regional Mulher Viver sem violência, no Parque do Agricultor Gilmar Graf. O encontro visa reunir mulheres dos municípios que compreendem a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Balneário Camboriú presta apoio ao Programa, por meio da Prefeitura, e a meta é levar pelo menos 200 mulheres para o encontro, que ocorrerá das 8h às 16h.
Cada participante receberá uma camiseta na cor rosa, e serão acolhidas com um delicioso café da manhã. As 9h, acontece a abertura oficial, com elaboração de leitura e Hino. As 10h a juíza titular da 1ª Vara Criminal de Itajaí, Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, ministrará uma palestra acerca do Programa e da Lei Maria da Penha. A programação segue com depoimentos e apresentação dos Serviços da Rede de Atendimento e Proteção dos Municípios da Região. No local haverá expositores, com assistente social, delegada e exibição de vídeo motivacional.
Será servido almoço às 12h, mediante as fichas de inscrição que deverão ser entregues pelas entidades. Após a refeição, o Grupo Fios de Prata, de Itajaí, fará apresentação cultural. As mães poderão levar tranquilamente seus filhos, pois lá serão oferecidas atividades recreativas para eles.
No período da tarde, serão realizadas oficinas nos guichês de Apresentação dos Serviços da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher. Entre os serviços oferecidos, estão o de saúde, que compreendem orientação e atendimento, demonstração de sinais vitais, aferição de pressão, exame de glicose, papanicolau, prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/HIV) e gravidez precoce. Nos serviços de fisioterapia serão oferecidos o postural, alongamento, exercícios laborais, ginecológica, incontinência urinária feminina, vascular, dentre outros.
O encontro também irá proporcionar serviços de assistência social, como orientações dos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselho Municipal da Mulher (Comum), Serviço de Abrigamento, dentre outros. O balcão de empregos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) também estará presente. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) apresentará o Programa da Agricultura Familiar. A Unidade Móvel da Coordenaria Estadual da Mulher também fará apresentação à comunidade.
Seguida das oficinas, haverá palestra dinâmica motivacional, com a palestrante Clarice Leal, às 15h30min. Meia hora após, acontece o encerramento do encontro, onde será oferecido um café para as participantes por responsabilidade da Coordenadoria Estadual da Mulher. A intenção da Coordenadoria é mobilizar em média 1000 mulheres para o evento. A coordenadora do Creas de Balneário Camboriú, Paula Leão, comenta que o encontro é de extrema importância. "O movimento fortalecerá a rede que presta atendimento as mulheres, conforme objetiva o Programa, esse é um dos caminhos para prevenir a revitimização", destaca.
Programa Mulher Viver sem Violência
O programa foi lançado pelo Governo Federal em março de 2013 e em Santa Catarina em maio deste ano, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher. O propósito é facilitar o acesso e encaminhamento das mulheres que foram alvo de agressões físicas e psicológicas aos serviços públicos disponíveis de justiça, saúde e segurança. O encontro tem por objetivo, oferecer apoio às mulheres e ampliar o conhecimento sobre estes serviços públicos.
Mais informações pelo telefone: (47) 3363-2745
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br