11.09.2014 - 12:38h
Patrimônios públicos sofrem com atos de vandalismo
Balneário Camboriú continua sendo alvo de destruição de patrimônio público. Mesmo com a presença constante da Guarda Municipal, ações de vandalismo ainda são registradas por toda a cidade. Lixeiras, parques infantis e vasos de flores são alguns dos objetos mais destruídos. Atos de pichação também ocorrem. Muitas pessoas ainda desrespeitam e estragam os espaços públicos, e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos tem a obrigação de recolher, eventualmente, muitos dos objetos danificados.
Devido aos estragos deixados pela cidade, alguns objetos de patrimônio público tiveram que ser recolhidos de seus devidos locais. Um exemplo são os bancos de PVC da Praça Central, que tiveram que ser recolhidos, pois não estavam mais em estado de uso, devido a atos de vandalismo. De acordo com o secretário de Obras, Elton Garcia, " estamos restaurando e comprando novos bancos e verificando uma forma de fixá-los, para que não sejam mais retirados e depredados".
Outro caso de vandalismo acontece eventualmente na Praça da Sereia, onde são jogados produtos químicos na escultura, causando danos ao motor. Outra praça que é alvo de atos de vandalismos é a Praça da Bíblia, que recebe pichações, além de ter vasos de flores e lixeiras quebradas.
"Todos os objetos que são retirados, por conta do vandalismo, são devolvidos ao mesmo local. Investimos em peças novas, e, no caso de peças não muito danificadas, elas passam por um processo de restauração", ressalta Garcia. Ele ainda pede a colaboração da população para que não pratique mais esses atos, pois acabam gerando prejuízo para a cidade e prejudicam os ambientes que, muitas vezes, são usados para visitação de turistas ou mesmo por famílias que buscam por um ambiente aconchegante.
Artigo 163 do Código Penal
O Artigo 163 do Código Penal Brasileiro prevê detenção de um a seis meses, ou multa para o crime de dano, destruição, inutilização ou deterioração da coisa alheia.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Adélcio Bernardino, a GM busca proteger o ambiente público, mas conta também com a colaboração das pessoas. "Sempre nos esforçamos para ver a cidade organizada. Por isso, é dever de cada um de nós cuidar do nosso município e sempre que alguém ver algum ato de vandalismo, deve nos comunicar imediatamente, para que assim possamos encaminhar a pessoa até a delegacia para devida punição", ressalta Bernardino.
Denuncie através do número 153 da Guarda Municipal ou 190 da polícia militar.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
Texto e fotos: Karine Amorim (estagiária)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
