Mitos, lendas, personagens, brincadeiras, festa populares, ditos populares, desenhos em quadrinhos são marcas culturais do Dia do Folclore, que é comemorado nacionalmente nesta sexta-feira (22). O Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Iate Clube trabalha em cima desta data e tem por objetivo passar aos alunos conhecimento sobre as lendas. O filme TV Cocoricó, contação de histórias e também painéis sobre os personagens são apenas algumas atividades desenvolvidas pelos professores com a participação dos alunos.
A gestora da escola, Aldeneide Merenciano da Silva, afirma que o objetivo principal é passar aos alunos a riqueza cultural do folclore brasileiro. “Temos por objetivo passar às crianças um conhecimento de qualidade e dinâmico, sendo assim, realizamos várias atividades onde eles também possam contribuir. O folclore é um conjunto de lendas e mitos e é passado por gerações, com isso temos que ter uma técnica na hora do aprendizado até porque eles podem achar que as historias são reais”, ressalta.
Dia do Folclore
O Congresso Nacional Brasileiro regularizou em 1965 que no dia 22 de agosto seria à comemoração do folclore brasileiro. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Assim a cultura popular ganhou mais importância e vem preservando essa cultura.
No dia 1 á 3 de agosto também foi realizado pela Fundação Cultural a Festa do Folclore, no Bairro da Barra. Onde teve várias atrações e também um cardápio com preparo artesanal com frutos do mar.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Educação
Texto: Emily Prado (estagiária)
Foto: Divulgação CEM Iate Clube
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br