12.08.2014 - 14:23h
Balneário Camboriú tem Comitê Pró-CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV) busca firmar parceria com o município para instalar um posto de atendimento na cidade. No mês passado, já foi formado o Comitê Pró-CVV, no intuito de conseguir voluntários para realizar o trabalho e levar adiante a ideia deste projeto.
Por enquanto, a ONG elabora as regras administrativas para a sua instalação. Um ofício já foi encaminhado ao prefeito, Edson Renato Dias, Piriquito, para aprovação. O coordenador Nacional de Expansão do CVV, João Régis da Silva, conta que no dia 27 de setembro será realizado treinamento para os voluntários, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (CVBC). Os voluntários receberão um curso de 30 horas para realizar o atendimento, dividido em seis encontros. “Após o treinamento e aprovado o ofício, pretendemos ter um posto instalado na cidade até novembro”, destaca o coordenador.
João Régis da Silva explica que o CVV busca expandir cada vez mais o atendimento. Balneário Camboriú possui uma população significativa, que corresponde a mais de 100 mil habitantes, onde a grande maioria são aposentados e uma parcela vive sozinha, o que chamou a atenção do CVV em oferecer atendimento a população. “Há um índice considerável de isolamento em Balneário Camboriú e o CVV vai oferecer ombro amigo, companhia e uma oportunidade a mais para as pessoas dividirem seus problemas e anseios de forma anônima”, destaca.
Sobre o CVV
O Centro de Valorização da Vida é uma ONG reconhecida pelo Ministério da Saúde, que existe há 52 anos e atende aproximadamente um milhão de pessoas por ano. Oferece apoio emocional as pessoas que necessitam conversar e desabafar sobre quaisquer problemas, como, relacionamentos, solidão, alcoolismo, drogas, dentre outros. O CVV busca a valorização da vida, por meio de um diálogo compreensivo e sem intromissões, cobranças ou julgamentos, feito por voluntários treinados para isto.
O serviço é realizado por meio dos 69 postos de atendimento no Brasil, pessoalmente, por chat, telefone, Skype, Voip, internet e via e-mail. O órgão garante o anonimato e a privacidade da conversa. Quem procura pelo amparo não precisa se identificar. Os atendimentos realizados via web são apagados imediatamente após o término e o telefone não possui identificador. “O serviço existe para que a comunidade possa ter mais uma oportunidade de ser feliz, buscamos interagir numa conversa onde mais se ouve do que fala, e somos neutros de opiniões e direcionamentos”, destaca o coordenador.
Ele ainda comenta que alegrias também são bem-vindas ao CVV. “Estamos prontos a ouvir não só problemas ou tristezas, mas também quem deseja dividir suas alegrias pode nos procurar”, esclarece.
Para que o serviço seja realizado 24 horas no município, o ideal são 30 voluntários trabalhando. Para se tornar um voluntário, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, disponibilidade para realizar os plantões semanais e vontade de ajudar pessoas desconhecidas em situações emocionais das mais variadas. No site da entidade também está disponível uma ficha de inscrição pelo link www.cvv.org.br, onde os interessados podem tornar-se voluntários. Se aprovado o ofício, o CVV terá um posto em Balneário Camboriú que possibilitará atendimento para toda a região, como Itajaí, Camboriú, Navegantes, Blumenau e demais municípios.
Mais informações com o coordenador Nacional de Expansão, João Régis da Silva, pelo telefone: (47) 9982-4812
Prefeitura de Balneário Camboriú
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Foto: Márcio Gonçalves/CVBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
