04.07.2014 - 12:51h
Festa da Tainha começa neste sábado
A 7ª edição da Festa da Tainha inicia suas atrações culturais neste sábado (5) na Praia do Estaleiro. O tradicional evento é uma promoção da Associação dos Moradores do Estaleiro (AME) que conta com a parceria da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC). A abertura oficial está marcada para as 19h.
A festa aberta ao público acontece no sábado e no domingo e contará com diversas apresentações culturais, exposição de fotos, artesanato local e também espaço recreativo para as crianças, acompanhado do prato principal da festa que é a tainha. A Festa da Tainha tem por objetivo integrar a comunidade e valorizar a cultura e história local.
Na rua principal, em frente a praia, será montado um espaço com tendas, mesas e cadeiras onde será servido o prato principal, preparado pela Associação com o apoio dos moradores locais. A AME servirá a tainha na chapa e na brasa no restaurante do Patá Brand. O restaurante Batuque na Cozinha também servirá o peixe. A tainha em forma de à la carte vem acompanhada de batata sauté, pirão de peixe, salada, pão e serve duas pessoas. O preço sugerido é de R$ 30,00. Os demais restaurantes do local também servirão o prato, mas com preço próprio.
A Associação de Pais e Professores (APP) do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lila, estará no local vendendo bolos, doces e outras guloseimas para o público. Além disso, terá um espaço recreativo montado com um playground para entreter as crianças.
No sábado, a atração da abertura fica por conta do show com a Banda Jangada Ligeira, marcado para as 20h. A partir das 21h30 a festa segue com mais atrações. Haverá convergência artística com as atividades das Câmaras Setoriais de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Virtuais, Audiovisual, Fotografia, Artes Populares e Circo, Cultura Alimentar, Patrimônio Cultural e Artesanato. Terá a Exposição Fotográfica “Rua dos Negros”, exposição e venda de artesanato com identidade cultural do local, além das oficinas de elementos da cultura popular em argila. As 23h horas tem o som do DJ Mara. A festa segue até a meia-noite.
No domingo (6), a abertura acontece às 10h. As 11h terá apresentação com a banda Boi de Mamão, no meio-dia é a vez da banda Zanon Brothers. No período da tarde, às 14h30 a atração fica por conta da banda Terno de Reis Taquaras. As 16h, o Maracatu Comunidade Quilombola do Morro do Boi, fará seu show. Paralelo à isso, acontece novamente a exposição fotográfica “Rua dos Negros”, a venda de artesanatos do grupo Estaleiro da Arte e as oficinas de elementos em argila.
De acordo com a presidente da Associação dos Moradores do Estaleiro (AME), Cláudia Wolff, a renda arrecadada por meio da festa será revertida em melhorias para a comunidade local. A presidente, pontua o valor e importância de promover uma festa como esta. “As comunidades se unem, se doam e é este espírito voluntário que não pode morrer, além disso valorizamos mais a nossa cultura local”, declara.
A festa acontecerá na Rua da Praia. O acesso é pela Avenida Interpraias, seguindo pela Avenida Vereador Domingos Fonseca ou pela Rua Napoleão Vieira. A entrada é gratuita.
Mais informações com a presidente da AME pelo telefone: (47) 9626-1934
Prefeitura de Balneário Camboriú
Texto: Gerusa Florencio (estagiária)
Fotos: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
