11.06.2014 - 14:46h
Travessias elevadas de Balneário Camboriú são exemplo de mobilidade urbana
As travessias elevadas garantem mais segurança ao pedestre, que recebe preferência em qualquer via pública. Essa ferramenta ajuda na prevenção de acidentes e colabora com uma relação mais harmônica entre pedestres e motoristas. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece agora a padronização das travessias por todo o Brasil. Balneário Camboriú já adota as faixas elevadas há alguns anos e desde então obtêm cada vez mais resultados positivos quanto a implantação das mesmas.
O CONTRAN define que a partir de agora a altura e a estrutura das travessias elevadas devem ser iguais em todos os Estados e suas respectivas cidades. A travessia deve ser construída na altura da calçada, possuir uma leve inclinação e pintura padrão de sinalização. Além disso, a faixa deve estar localizada em vias onde a velocidade máxima seja de 40 km/h.
A medida foi oficializada nesta semana, mas Balneário Camboriú já trabalha com o molde estabelecido pelo CONTRAN há quase quatro anos. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Fabiano da Silva, a cidade conta atualmente com aproximadamente 150 travessias elevadas por todo o município, sendo que de dezembro do ano passado até agora foram implantadas cerca de 10 faixas elevadas por mês. "Quando a solicitação de implantação é feita, vamos até o local e realizamos um estudo técnico na via para que então a obra seja executada", explica o diretor.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Auri Pavoni, as travessias começaram a ser implantadas quando houve a reformulação do trânsito na Avenida do Estado, que passou a funcionar em mão única e quatro pistas. "Devido ao grande fluxo de veículos nessa via, o prefeito Edson Piriquito e sua equipe buscaram alternativas para tornar a avenida mais segura, aplicando então o conceito das travessias elevadas, que passaram a ser implantadas em outras localidades da cidade. Hoje as nossas travessias servem como referência para outras cidades", ressalta Pavoni. Ele ainda destaca que, desde que as faixas elevadas começaram a ser implantadas na cidade, o número de acidentes de trânsito diminuiu consideravelmente.
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, afirma que essa ferramenta humaniza o trânsito. "Nossa maior preocupação é garantir a integridade física da população, priorizando a atenção as pessoas. As travessias elevadas trazem bons resultados para a mobilidade urbana de Balneário Camboriú e proporcionam mais segurança, pois o nosso objetivo é promover a organização urbana, construindo equipamentos que disciplinem o trânsito e acalmem as vias", conclui.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Planejamento Urbano
Texto: Luzara Pinho (estagiária)
Fotos: Divulgação PMBC
Assessoria de Comunicação:(47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
