11.06.2014 - 14:39h
SST avalia positivamente encaminhamento de haitianos no município
A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social recebeu na sua sede a Secretaria do Estado de Assistência Social (SST/SC). Foi realizada uma reunião onde a Secretaria do Estado avaliou as políticas públicas que estão sendo utilizadas para o encaminhamento dos haitianos que imigram para o município.
Estavam presentes na ocasião o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin, representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o coordenador do Sistema Municipal de Empregos (SIME), Elias Alcides Luciano e as representantes da SST, a psicóloga e gerente da diretoria, Carolina Rodrigues Freitas e a assistente social, Fabiana Vieira.
O secretário, Maraschin, relatou sobre todas as ações já realizadas com os haitianos desde o início da imigração. Falou especialmente, sobre o encaminhamento de 78 haitianos para o mercado de trabalho no Oeste do Estado. Também houve explanações sobre os cursos de língua portuguesa e cultura brasileira ofertados a eles e sobre o encaminhamento de alimentos. “Receber a avaliação a nível estadual é positivo, pois nos possibilita a reflexão pública de que o Estado precisa fazer a intervenção no sentido de colaborar com os municípios receptores desta mão de obra”, ressalta o secretário.
De acordo com a assistente social e gerente da diretoria da SST, Fabiana Vieira, o que trouxe a Secretaria do Estado até Balneário Camboriú, foi a informação da imigração dos haitianos para o município e o conhecimento de que estavam sendo desenvolvidas políticas públicas para o encaminhamento deles. “Viemos em busca de mais informações sobre o trabalho realizado no intuito de oferecer orientações e auxílio caso o município precise”, acrescenta. A assistente ainda comenta que Balneário Camboriú é cidade modelo em encaminhamentos de haitianos. “Balneário Camboriú é o único município que possui hoje políticas públicas de desenvolvimento de ações relativas aos haitianos”, salienta.
A Secretaria de Inclusão foi convocada pela SST para participar de uma reunião na capital do Estado, onde serão reunidos todos os municípios receptores de haitianos. Na ocasião, Balneário Camboriú apresentará um relatório da experiência de todo o trabalho já desenvolvido. A Secretaria também está protagonizando algumas propostas para a SST, de encaminhamento aos haitianos. Entre as propostas está a criação de uma Central de Regulação que visa facilitar o encaminhamento dos haitianos para lugares onde há oferta de emprego e melhores condições de vida. A data da reunião ainda será definida.
Mais informações pelo telefone (47) 3363-2745, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Desenvolvimento Inclusão Social
Texto e Fotos: Gerusa Florencio (estagiária)
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
