04.06.2014 - 13:47h
HMRC realiza parto raro normal de gêmeos
A gestação de dois ou mais bebês é considerada de risco, pois predispõe de várias inseguranças à mãe e aos bebês, por isso o parto normal gemelar é bem raro, no entanto foi o que ocorreu na tarde dessa quarta-feira (3) no Hospital Municipal Ruth Cardoso. Virginia Mancebo, uruguaia de 37 anos que mora em Camboriú, deu a luz aos gêmeos Gustavo (49cm e 2.865 kg) e Guilherme (47cm e 2665 kg) de maneira saudável e com apenas sete minutos diferença entre um bebê e outro.
"Tenho pavor de cirurgias e como os dois estavam encaixados optei por fazer parto normal. Fiquei muito feliz e satisfeita com o atendimento realizado aqui no Ruth. As enfermeiras foram bem atenciosas, de 30 em 30 minutos estavam realizando os exames necessários sempre muito carinhosas. Se houvesse uma qualificação acima de 'excelente' seria assim que eu classificaria o atendimento que recebi", enfatiza Virginia.
Conforme a diretora de enfermagem do HMRC, Dalni Leontina Pereira, este é um caso, além de raro, delicado, pois Virginia ficou viúva recentemente. "Enquanto ela estiver aqui, receberá atendimento psicológico e social. Logo após, realizaremos um encaminhamento para rede de Camboriú para que esta mãe continue recebendo o acompanhamento necessário", explica.
O Hospital Municipal Ruth Cardoso dispõe de atendimento especializado em casos como este. A assistente social, Josemara do Amaral, e a psicóloga, Carina Pohlmann, são as responsáveis pelo apoio prestado. "Quando verificado a necessidade deste tipo de atendimento, realizamos uma abordagem, dependendo da vontade da paciente também", salienta a psicóloga.
O parto gemelar
Alguns fatores são determinantes para que, em casos como este, seja realizado um parto cesariano, como a posição dos bebês. O ideal é que os dois estejam de cabeça para baixo, mas isso acontece em apenas 40% dos casos, o que dificulta a realização do parto normal. Mas mesmo assim ele pode ser feito, pois existem algumas manobras que facilitam o nascimento da segunda criança e para isso é extremamente necessária a participação de um médico apto e experiente.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Hospital Municipal Ruth Cardoso
Texto: Juliana Nascimento (estagiária)
Foto: Celso Peixoto
Assessoria de Comunicação: (47) 3267 7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
