28.05.2014 - 16:37h
Dia da Adoção foi marcado por reflexão da comunidade
O Dia Nacional da Adoção, comemorado no último dia 25, contou com uma manhã de esclarecimentos sobre o tema, na Praça Tamandaré, em Balneário Camboriú. Durante a ação, foram expostos cartazes da situação da adoção em Santa Catarina, de acordo com dados do Tribunal de Justiça catarinense e por meio do Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo (Cuida) no Estado, referente ao ano de 2014. Pelas estatísticas, existem 3.611 pretendentes e habilitados à adoção, dos quais 2.771 são residentes em Santa Catarina, 618 são de outros Estados brasileiros e ainda 222 estrangeiros.
O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção (GEAA) Anjos da Vida, atuante no município, conta com o apoio do Poder Judiciário/Ministério Público de Santa Catarina, da Vara da Infância e Juventude de Balneário Camboriú, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Instituto de Psicologia Sentir, da Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo (Sectur) e da Fundação Cultural (FCBC), e de famílias, muitas delas que já passaram pelo processo da adoção e hoje vivem com seus filhos do coração na plenitude do amor incondicional.
Embora haja mais de 3,5 mil pessoas aptas, a adoção ainda é considerada um ato prolongado, burocrático e que parece uma "conta que não fecha" para profissionais do grupo, pois estão abrigadas 1.419 crianças e adolescentes, sendo que 708 já possuem sentença de destituição do poder familiar, portanto, aptas para serem adotadas. A conta não encaixa, porque 80% dos pretendentes à adoção, sejam casais ou solteiros, preferem adotar menores de três anos de idade, mas das aptas à adoção, 563 tem mais de sete anos.
No Estado, ainda segundo os dados, existem 176 programas de acolhimento e destes, 87 são de acolhimento institucional. Os cursos de capacitação para a adoção são ministrados, em Santa Catarina, por 23 grupos de apoio à adoção como o de Balneário Camboriú, e estão previstos na Lei da Adoção (12.010/2009). Em um dos seus artigos (197-C) cita "a obrigatoriedade de participação dos pretendentes nessa modalidade de curso, como requisito como encaminhamento do processo de adoção.
O programa tem como objetivo repassar informações psicossociais e jurídicas sobre o tema da adoção, orientações, reflexões, partilha de experiências, e vivências sócio-afetivas para pessoas com interesse em adotar menores e, acima de tudo, repassar a verdadeira situação das crianças e adolescentes que necessitam da adoção para ter uma vida melhor, em ambiente de amor e de família. No estado, o programa existe desde 2010, e até o momento, 80% das pessoas que passaram pelo projeto já estão com seus certificados, na espera ou com seus filhos do coração já no seio familiar.
"Nosso ato, no último domingo, foi muito produtivo. Ficamos muito felizes", analisa o presidente do GEAA Anjos da Vida, Rolf Hornburg. "Muitas pessoas trabalharam conosco de forma voluntária, ajudando nossa equipe. Contamos com um grande apoio das famílias da cidade. Balneário Camboriú tem essa característica familiar e de auxílio mútuo e isso nos ajuda muito", complementa.
O GEAA Anjos da Vida mantém reuniões abertas ao público interessado na adoção, sejam estudantes, professores, advogados, mas principalmente aqueles que desejam adotar, no endereço: Instituto Sentir, na rua 1950, 901. Os encontros são na primeira segunda-feira do mês, às 19 horas. Mais informações (47) 3363-4590.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
