07.05.2014 - 12:18h
Guarda Municipal Armada de Balneário Camboriú completa três anos
A Guarda Municipal Armada de Balneário Camboriú (GM/BC) completou três anos no último sábado (3). A corporação começou a atuar no dia 3 de maio e 2011 e até hoje acompanhou aproximadamente 14 mil ocorrências que envolvem, além da proteção de bens, serviços e instalações municipais, outras situações como flagrantes de furto, roubo, tráfico e uso de entorpecentes, perturbação do sossego alheio e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em três anos, prestou mais de seis mil apoios a órgãos públicos e cidadãos.
Em janeiro de 2009, uma equipe da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública de Balneário Camboriú (SGS/BC) deu início ao processo de pesquisas e busca de informações para o embasamento do Projeto de Lei do executivo para criação da Guarda Municipal Armada em Balneário Camboriú. O grupo visitou os municípios de São José (SC), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), São Caetano do Sul (SP), Diadema (SP) e São Bernardo do Campo (SP), onde as Guardas Municipais já estavam consolidadas. Foram 10 meses em busca de informações e nesse período, a imprensa local realizou pesquisa no município para saber a opinião da comunidade sobre a criação da GM, que resultou em 80% de aprovação.
Em setembro de 2009 uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores discutiu o Projeto de Lei nº 3029 aprovado por unanimidade em dezembro do mesmo ano. No dia 4 de dezembro, a Lei foi sancionada pelo prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, e houve abertura de edital para o concurso da Guarda Municipal, quando foram convocados 64 inscritos e realizado o curso de formação para a GM. A primeira turma se formou em 29 de abril de 2011.
A Prefeitura Municipal investiu R$ 756.655,00 somente em equipamentos, e no dia 3 de maio de 2011, a GM passou a atuar 24 horas por dia nos principais espaços públicos do município. Para reforçar a segurança pública do município, foram motivadas diversas ações integradas entre Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, e Corpo de Bombeiros. A segunda turma da GM, com 40 concursados, foi convocada em 21 de julho de 2011.
Em 2013, aconteceu o 1º Encontro de Movimentos Sociais de Balneário Camboriú com Oficinas de Captação de Recursos e incentivou a criação de redes de trabalho e atendimento com o intuito de melhorar as políticas sociais da cidade. A SGS/BC participou de conselhos Municipais de Turismo, Segurança, Mobilidade Urbana e Antidrogas. Curso para Guardas Municipais e formatura foram realizados ao longo do ano. Além disso, capacitação de qualidade no atendimento ao turista foi disponibilizada para Guardas Municipais.
No dia 3 de abril foi inaugurada a Central de Operações e Monitoramento e na oportunidade houve a abertura de licitação para a aquisição de quatro novos carros, 12 motocicletas, uniformes e equipamentos de segurança para a GM, orçados em 770 mil reais, num convênio inédito com o Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Também foi aberto o Concurso Público para contratação de 107 Guardas Municipais e um armeiro. Estiveram a frente da SGS/BC, Nilson Frederico Probst, Adélcio Bernardino, Maurício Chedid dos Santos e João Olindino Dão Koeddermann. Hoje, a SGS é comandada pelo Coronel PM RR Edemir Meister.
Para o Diretor Geral da Guarda Municipal, Adélcio Bernardino, os balanços dos três anos da Guarda Municipal são motivadores. ”Muitas pessoas contribuíram para que esse projeto se realizasse. Os números mostram que estamos no caminho certo e apontam a forte atuação da Guarda Municipal no apoio a órgãos públicos e cidadãos, no combate a perturbação do sossego alheio e na repressão a criminalidade", salienta Bernardino.
O secretário Meister também avalia os três anos da GM/BC. “Parabenizo a todo o efetivo da GM pela passagem de mais um aniversário. São três anos de muito sucesso e de bons serviços prestados à comunidade balneocamboriuense. Quero parabenizar também o prefeito Edson Piriquito e a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú pela percepção, iniciativa e coragem de criar a Guarda Municipal Armada, demonstrando preocupação e comprometimento com a segurança de nossa cidade", enfatiza.
Para o prefeito Edson Piriquito, a GM é mais um motivo de orgulho para a cidade. "A Guarda Municipal Armada de Balneário Camboriú hoje serve de referência para muitas cidades, em âmbito nacional. Há três anos implantamos efetivamente este serviço que tem como objetivo oferecer mais segurança e melhorar a qualidade de vida dos moradores e de quem visita a nossa cidade. Estamos trabalhando continuamente para aprimorar e ampliar o trabalho da Guarda Municipal, sempre pensando no bem estar de todos", garante o prefeito.
Um evento em comemoração ao aniversário da Guarda Municipal está marcado para as 17 horas de sexta-feira (9), no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública
Assessoria de Comunicação
Texto:Liliane Peres Giacomello (Jornalista)
Foto: Celso Peixoto
Contato: (47) 3263-0190
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
