17.09.2025 - 18:17h
Emasa inicia processo de negativação de devedores junto ao SPC Brasil em parceria com a CDL
Objetivo é garantir que esses recursos retornem ao município, evitando prejuízos à coletividade
Na manhã desta quarta-feira (17), a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) realizou uma reunião em sua sede com o consultor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Balneário Camboriú/SPC Brasil, Gelson Argenta, para alinhar os detalhes do processo de inserção de CPFs e CNPJs inadimplentes no cadastro de negativação do SPC. A medida faz parte de um conjunto de ações para reforçar a cobrança de débitos com a autarquia.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Emasa, Sérgio Luís de Souza, a iniciativa representa um avanço importante na gestão da arrecadação. “As dívidas em aberto há mais de 60 dias passarão a ser encaminhadas ao SPC. Essa parceria com a CDL/SPC fortalece a capacidade de cobrança da Emasa, oferecendo mais segurança e eficácia no processo de recuperação de receitas, o que se traduz em mais investimentos para a cidade”, destacou.
Inicialmente, a autarquia dará início a uma fase de testes, com o envio manual de cerca de 30 negativações por semana. O gerente comercial da Emasa, Thiago Pacheco, explica que o foco principal será nos grandes devedores. “Estamos priorizando aqueles que acumulam valores significativos de contas de água e esgoto em atraso. O objetivo é garantir que esses recursos retornem ao município, evitando prejuízos à coletividade”, afirmou.
A previsão é que, a partir de outubro, o processo seja ampliado com o envio em lotes, alcançando 100 negativações semanais. Paralelamente, a Emasa continuará aplicando o corte de fornecimento de água após 50 dias de atraso nas faturas, medida já consolidada pela autarquia.
A Emasa também lembra que há possibilidade de negociação e parcelamento dos débitos em aberto. Com o mote “Fique em dia”, a Emasa reforça a importância da adimplência para manter a qualidade dos serviços de saneamento oferecidos à população de Balneário Camboriú.
Informações Adicionais:
Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA)
(47) 3261-0000
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Rafael Weiss
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
FOTOS

