25.08.2025 - 14:30h
Idosos da SPI se apresentam em Sarau da Escola SCAR de Criatividade
Mais de 100 pessoas prestigiaram a conclusão da primeira etapa do projeto desenvolvido pela escola de Jaraguá do Sul, Secretaria da Pessoa Idosa e Fundação Cultural
A manhã desta segunda-feira (25) na Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú foi marcada pelo Sarau da Escola SCAR de Criatividade. No evento, 20 idosos da SPI tiveram a oportunidade de apresentar o que desenvolveram ao longo de três meses de atividades. Após as apresentações, os alunos das oficinas de Criação Literária, Expressão Cênica e Contação de Histórias receberam seus diplomas e celebraram junto com os colegas presentes.
Participaram do evento o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Schroeder, e representantes do Projeto Escola SCAR de Criatividade.
Oferecido desde maio em Balneário Camboriú, com apoio da Fundação Cultural, o projeto também atende outras nove cidades catarinenses. Ao todo, 25 idosos participaram das oficinas.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, explicou que após receberem os diplomas, os idosos seguem para outra oficina da Escola SCAR, que inicia no dia 1° de setembro. “Nós estamos encerrando esse ciclo, comemorando esse sucesso e abrindo novamente um novo ciclo, uma nova turma, para participar desse curso de formação”, comentou Claudir.
Para o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Schroeder, a arte precisa ser mostrada para todos os tipos de pessoas e de todas as idades. “As artes, em todas as suas linguagens, têm um papel muito mais cultural, mas também de sociabilidade, de vivências, e eu acho que esse é o objetivo quando a gente também trabalha a população 60+, mostrar a perspectiva de começar a aprender outras questões”, disse.
O projeto da SCAR – Sociedade Cultura Artística é realizado em parceria com o Conselho Estadual do Idoso (CEI-SC) e financiado com recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI-SC).
A coordenadora de projetos da Escola SCAR, Dhiovana Aparecida Flasi, esteve presente na apresentação dos idosos em Balneário Camboriú, uma das cidades com o público de alunos mais completo. “Os idosos estão super engajados, aproveitando todo esse contato. Na segunda-feira passada levamos eles para Jaraguá do Sul, para conhecer a nossa sede, onde eles passaram a tarde inteira conosco. Agora, viemos para cá, para celebrar o primeiro sarau”, comentou.
Uma das alunas da oficina de Contação de História, Benedita de Oliveira, de 75 anos, emocionou o público presente ao compartilhar parte de sua história de vida. “Eu sempre tentei fazer uma biografia sobre a minha vida, mas como eu não tinha dinheiro, foi ficando no fundo da gaveta. Agora eu comecei a fazer e, quem sabe, pode sair do papel”, destacou.
Ao concluir uma oficina, os idosos vão para a próxima disponível, até passarem por todas as três atividades oferecidas.
Sobre as oficinas
Expressão Cênica: Aulas práticas com exercícios de apresentação e autoexposição para vencer a timidez; dinâmicas de roda para fortalecimento de equipe; relaxamento corporal; jogos teatrais; noções de interpretação, movimento e uso do espaço; improvisação; marcação de cena (especialmente com mais de um ator); discussão de soluções de produção; escolha coletiva do texto e ensaios para o sarau.
Criação Literária: Técnicas de escrita criativa, construção de personagens, elaboração de enredos e uso de recursos poéticos e narrativos para transformar memórias e ideias em textos autorais.
Contação de Histórias: Seleção e adaptação de narrativas; trabalho de ritmo, entonação e expressividade; técnicas para envolver o público e transmitir emoções por meio da narrativa oral.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS







