22.08.2025 - 16:20h
Agentes Comunitários de Saúde de BC recebem capacitação
Objetivo foi prepará-los para que o município atinja os novos indicadores de saúde
Agentes Comunitários de Saúde de Balneário Camboriú participaram, na tarde desta sexta-feira (22), de uma capacitação sobre os novos indicadores de saúde. A formação aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e reuniu aproximadamente cem profissionais. O objetivo foi reforçar a importância do papel do agente para que a cidade atinja, a partir de 2026, os novos indicadores previstos nas portarias que alteram as regras de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).
“A capacitação foi oferecida para iniciarmos na cidade a estratégia de trabalho dos agentes comunitários dentro da nova portaria dos indicadores. Foi um momento muito proveitoso e importante, quando levamos as informações essenciais aos profissionais que visitam a população de casa em casa, levando nosso propósito e trabalho”, pontua a secretária de Saúde, Aline Leal.
Ela explica que por meio de portarias nacionais foram alteradas algumas regras de financiamento da APS, incluindo os Agentes Comunitários de Saúde. “Um novo modelo de financiamento foi estabelecido, considerando componentes fixos e variáveis, critérios de vulnerabilidade, qualidade e a cobertura por meio do SUS. Então é imprescindível que todos estejam preparados e capacitados, para que possamos alcançar os indicadores”, ressalta a secretária.
O financiamento
As novas regras levam em consideração dois fatores preponderantes para definir quanto será investido pelo governo federal em cada cidade. O primeiro fator trata dos cadastros realizados pelas equipes de saúde, que precisam ser qualificados, ou seja, ter informações atualizadas e completas das pessoas e do território onde elas vivem.
Já o segundo e principal fator trata do acompanhamento feito pelas unidades a cada cidadão. Para que uma pessoa seja considerada “acompanhada”, a equipe precisa ter feito mais de um contato assistencial no período de um ano – que pode ser desde a consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até a visita de um agente comunitário.
A reestruturação do financiamento conta com três principais componentes: fixo por equipe; vínculo e acompanhamento territorial; e qualidade e indução de boas práticas. Cada um desses componentes representa um percentual no valor total que o governo federal envia a cada município.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto e fotos: Kássia Dalmagro
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS

