11.07.2023 - 10:25h
Crianças do NEI Estaleirinho estudam a tradição da farinha de mandioca
Presente diariamente em quase todas as mesas das famílias brasileiras, a farinha da mandioca tem papel essencial na alimentação desde os povos mais primitivos. Com aulas teóricas e práticas, os alunos do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Estaleirinho, de Balneário Camboriú, estudam a Mandioca desde seu plantio até o alimento final, que vai à mesa. Ao som do forró “Massa de Mandioca”, da banda Mastruz com Leite, as crianças do Núcleo aprendem essa parte rica da cultura brasileira, mais presentes nas regiões Norte e Nordeste. O NEI Estaleirinho atende 58 acrianças de de 1 a 6 anos, da comunidade do Bairro Estaleirinho.
O ritmo forró, assim como a culinária, típicos das regiões Norte e Nordeste, vêm sido estudados pelas crianças, que além de apreder a origem cultural, aprendem também a dança e a fazer a tapioca, colocando a mão na massa. Ilustrando as aulas, foi levado ao Núcleo, direto da roça, um pé de mandioca inteiro, quando a criançada pode tocar e sentir a planta; observar o aipim (mandioca) com casca e terra; pegar nos ramos, e folhas. A farinha de mandioca e a tapioca também foram apresentadas às crianças, que puderam peneirar a farinha e comer a tapioca com banana.
Essa vivência aproxima as crianças da cultura brasileira, fazendo-as entender a origem dos alimentos, valorizando a cultura nordestina e a agricultura; os bons hábitos alimentares.
_________
Informações Adicionais:
Secretaria da Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS











