11.03.2022 - 11:43h
Programa Jovem Doutor de BC tem aula inaugural nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (14) acontece a aula inaugural nos três polos sedes do programa Jovem Doutor, de Balneário Camboriú. As aulas iniciam nos polos, simultaneamente, às 9h, com a presença dos alunos e professores, dando início aos trabalhos com os temas Ansiedade e Depressão; Distúrbios Alimentares e Saúde Mental. O Programa atende alunos do 7º ao 9º ano, nos Centros Educacionais Municipais CAIC Ayrton Senna da Silva; Médici e Dona Lili.
O Projeto Jovem Doutor, que já está na sua 5ª edição, trabalha a iniciação científica no contraturno escolar e traz para este ano de 2022 temas como Ansiedade e Depressão; Distúrbios alimentares - anorexia, bulimia e compulsão alimentar; e Saúde Mental do Adolescente. A escolha dos temas sempre ocorrem de um ano para o outro, feito pelos próprios alunos. O Jovem Doutor é um projeto do Departamento de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, trazido para Balneário Camboriú pelo Conselho Municipal Antidrogas - COMAD, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O Projeto atua em três polos – Centros Educacionais Municipais Dona Lili ( Bairro da Barra); CAIC Ayrton Senna da Silva (Bairro dos Municípios) e Presidente Médici (Bairro das Nações), que foram estrategicamente preparados para atender aos alunos de todas as regiões da cidade. Ao todo 120 alunos do 7º ao 9º ano, estudam, pesquisam e multiplicam informações sobre os temas escolhidos. As atividades são desenvolvidas normalmente através de palestras e materiais de apoio, mas para este ano o Projeto conta com uma impressora 3D, entregue pelo COMAD no final de 2021, o que oportunizará aos alunos experiências como reprodução de órgãos humanos e qualquer outro tema relacionado aos estudados.
O Projeto tem como objetivo estimular o exercício da cidadania e a iniciação científica nas escolas. O Jovem Doutor trabalha sempre com conteúdos que envolvem a área da saúde, como autocuidado, prevenção do uso de drogas e bullying. As pesquisas desenvolvidas sempre terão ligação com a realidade dos alunos e serão orientadas pelo professor mediador.
O polo CEM CAIC Ayrton Senna da Silva atende também os alunos do CEMs Tomaz Francisco Garcia. O CEM Médici, atende aos CEMs Ariribá e Antônio Lúcio; e o CEM Dona Lili, atende também o CEM Alfredo Domingos.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Educação
(47) 3363-7144
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu