23.04.2021 - 16:53h
Programa Abraço ao Idoso já realizou mais de 5 mil atendimentos
O Programa Abraço ao Idoso, da Prefeitura de Balneário Camboriú, já realizou mais de 5 mil atendimentos a pessoas de 60 anos ou mais, em quatro anos de existência. A ação, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa, visa proteger os idosos de todos os tipos de violência, através de um Plantão Social, que pode ser acionado 24 horas por dia.
Em um ano, no período que consiste a pandemia de Covid-19, foram atendidos 559 idosos. Entre as demandas, casos de violência psicológica e financeira, pedidos de orientação jurídica e de institucionalização, além de casos de autonegligência, negligência, abandono, orientação social e agressão física. Os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional, composta por: Assistente Social, Psicóloga, Orientadora Jurídica. O programa conta ainda com motorista e coordenador.
“Devido aos cuidados com transmissão da Covid-19, o Abraço ao Idoso passou a triar por telefone as denúncias recebidas, dando orientações e auxiliando da forma possível. O atendimento presencial é efetuado somente em casos de urgência e emergência”, explica a coordenadora do Abraço ao Idoso, Christiane Haas Braz. “O programa surgiu da necessidade da existência de um órgão que acolhesse a população de mais idade, muito presente em nossa cidade. A equipe é dedicada e nos deixa orgulhosos e felizes pelo trabalho realizado”, comemora a coordenadora.
Atendimentos
O atendimento do Abraço ao Idoso funciona 24h, por meio de plantão telefônico no (47) 3363-3020, ou presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1.822 n° 614, entre a 3ª e a 4ª Avenida.
Após escuta e registro da denúncia, a equipe realiza visita domiciliar. Ciente da situação na qual o idoso se encontra, são feitos os encaminhamentos necessários para a rede. No caso de violência, dependendo da situação, o idoso poderá ser encaminhado ao abrigo temporário do Abraço ao Idoso. Assim, será priorizado o resgate e fortalecimento dos vínculos familiares para que a vítima seja reinserida no âmbito familiar. Em último caso, ela será encaminhada ao processo de institucionalização num Lar de Longa Permanência.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054
Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Lanume Weiss
Foto: Divulgação
(47) 3267-7197
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu